EN | ES

“Ulisses e Odisseu” volta para última apresentação

Publicado em: 29/04/2015 |

Após pequena interrupção da temporada, por conta de problemas de saúde, Rene Ramos, da Cia. Divina Forma Humana, volta ao palco do Espaço Parlapatões no próximo dia 30 para recontar o milenar poema épico de Homero. Com leitura contemporânea em formato de monólogo, “Ulisses e Odisseu” terá sua última apresentação às 21h, com duração de 60 minutos.
 
O texto faz um paralelo entre a volta para casa de um homem moderno, que enfrenta a fúria de um trânsito caótico e violento numa grande metrópole, versus a luta pela sobrevivência do personagem mitológico Odisseu que, castigado pelo deus Netuno, enfrenta desafios terríveis no mar por dez anos, tentando voltar para sua cidade.
 
Em cena, Rene Ramos utiliza o som como alguns personagens que contracena e dialoga com os efeitos cênicos, recursos sonoros e vozes em OFF. Na trilha sonora a peça apresenta David Bowie, Racionais, Aphrodites Child, Eumir Deodato, Sft Cell, Herod Layne e Vangelis, que pontuam os ambientes por onde cada herói passa. 
 
A iluminação do espetáculo se utiliza de lanternas, lasers e projeções. Os reflexos de imagens formadas a partir da utilização de águas, óleos e elementos cênicos do cotidiano causam efeitos surpreedentes, fazendo jogo de luzes coloridas que se movimentam. Por toda a inovação, a peça foi uma das finalistas do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro 2014.
 
Serviço
“Ulisses e Odisseu”
Quando: 30 de abril, às 21h
Onde: Espaço Parlapatões
Praça Roosevelt, 158 – Centro
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia entrada)
 
Texto: Gabriel Gilio