“Ulisses e Odisseu” volta para última apresentação

Publicado em: 29/04/2015

Após pequena interrupção da temporada, por conta de problemas de saúde, Rene Ramos, da Cia. Divina Forma Humana, volta ao palco do Espaço Parlapatões no próximo dia 30 para recontar o milenar poema épico de Homero. Com leitura contemporânea em formato de monólogo, “Ulisses e Odisseu” terá sua última apresentação às 21h, com duração de 60 minutos.
 
O texto faz um paralelo entre a volta para casa de um homem moderno, que enfrenta a fúria de um trânsito caótico e violento numa grande metrópole, versus a luta pela sobrevivência do personagem mitológico Odisseu que, castigado pelo deus Netuno, enfrenta desafios terríveis no mar por dez anos, tentando voltar para sua cidade.
 
Em cena, Rene Ramos utiliza o som como alguns personagens que contracena e dialoga com os efeitos cênicos, recursos sonoros e vozes em OFF. Na trilha sonora a peça apresenta David Bowie, Racionais, Aphrodites Child, Eumir Deodato, Sft Cell, Herod Layne e Vangelis, que pontuam os ambientes por onde cada herói passa. 
 
A iluminação do espetáculo se utiliza de lanternas, lasers e projeções. Os reflexos de imagens formadas a partir da utilização de águas, óleos e elementos cênicos do cotidiano causam efeitos surpreedentes, fazendo jogo de luzes coloridas que se movimentam. Por toda a inovação, a peça foi uma das finalistas do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro 2014.
 
Serviço
“Ulisses e Odisseu”
Quando: 30 de abril, às 21h
Onde: Espaço Parlapatões
Praça Roosevelt, 158 – Centro
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia entrada)
 
Texto: Gabriel Gilio