Turma de Iluminação da SP Escola de Teatro apresenta resultados da pesquisa em teatro de sombras

Publicado em: 19/09/2023 | por: Guilherme Dearo

Fotografia Colorida Apresentação Teatro de Sombras da turma de Iluminação do docente Chico Turbiani

Apresentação Teatro de Sombras da turma de Iluminação do docente Chico Turbiani. (01/09/2023). | Foto: Ana de Castro/ADAAP

No último dia 1, a turma matutina da linha de estudo em Iluminação da SP Escola de Teatro, encabeçada pelo coordenador Guilherme Bonfanti e pelo formador Chico Turbiani, se debruçou em pesquisas sobre o teatro de sombras, apresentando na unidade Brás da Escola os seus resultados.

Foram três semanas de estudo. As/Os estudantes iniciaram o projeto com leituras de textos teóricos sobre formas milenares de teatro de sombras, oriundas da China, Indonésia, Turquia e Índia. Também, estudaram o teatro de sombras do século 19, do cabaré francês Le Chat Noir, além de estudar experiências contemporâneas brasileiras, envolvendo propostas da Cia. Lumbra.

Depois, a turma partiu para a prática, experimentando diferentes fontes de luz e formas de projetas sombras. Turbiani também propôs trabalharem a partir do texto “A luz é como a água”, conto do livro “Doze Contos Peregrinos”, do colombiano Gabriel García Márquez. A narrativa conta a história de duas crianças que, quanto os pais saem para ir ao cinema, quebram uma lâmpada da casa, de onde sai um jorro de luz que inunda a casa. Com um barco, brincam de navegar essas águas luminosas.

A turma se dividiu em quatro grupos e cada um ficou responsável por trabalhar um trecho do texto, trabalhando em uma sala da sede Brás.

“O trabalho tinha como objetivo utilizar a linguagem do teatro de sombras como um pretexto para o estudo da iluminação e da arquitetura das salas da sede Brás. Foi muito interessante perceber como os grupos, mesmo trabalhando com o mesmo texto, foram para lados completamente diferentes, com soluções estéticas muito distintas. Alguns grupos projetaram em tecidos e utilizaram diversas fontes, cores, efeitos. Um outro grupo criou uma instalação que ocupava a sala toda com projeções. Acredito que foi um trabalho muito positivo e de muito aprendizado, principalmente pelo empenho e dedicação das/dos estudantes”, diz Chico Turbiani.

Os grupos foram:

1. “O barco”
– Teo
– Leticia
– João
– Igor
– Laure

2. “A luz é como a água/Mergulhos profundos”
– Lay
– Calixto
– Ícaro
– Tiago