Trajetória do Primeiro Ano de Vida da SP Escola de Teatro na Galeria Multimídia

Publicado em: 29/11/2010 |

Para contar a trajetória do primeiro ano de vida da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está disponível, a partir de hoje (29), na Galeria Multimídia, um acervo que reúne 120 vídeos e aproximadamente 30 álbuns de fotografias.

No site, é possível conferir as fotografias dos exercícios cênicos que os aprendizes realizaram durante o Experimento do Módulo Amarelo, concretizado entre os dias 16 e 18 de novembro. Nas imagens, apresentações inspiradas nos textos “Santa Joana dos Matadouros”, de Bertold Brecht; “Hamletmachine”, de Heiner Muller; “As Troianas”, de Eurípides; “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade; “Ubu Rei”, de Alfred Jarry; “Sonho de uma Noite de Verão”, de Shakespeare; “Macunaíma, de Mário de Andrade; e “As Rãs”, de Aristófanes.

Já no canal de vídeos, é possível acessar depoimentos dos atores Emilio Di Biasi, Denise Fraga, Leopoldo Pacheco, Milhem Cortaz, Joca Andreazza, Paulo Marcello e Pascoal da Conceição e de aprendizes dos Cursos Regulares, além de diretores, dramaturgos e técnicos que são evidência na cena contemporânea.

Outro foco do canal é a documentação das palestras realizadas pela Instituição. Eventos que foram ministrados por artistas conceituados como Eugenio Barba, Michael Laages, Vivi Tellas, José Simões, Alexandre Mate, Márcio Aurélio, Luís Alberto de Abreu, Denise Fraga, Tunica Teixeira, Zé Bonitinho e Raul Belém Machado.

Um dos destaques do acervo de vídeos são as apresentações finais do curso de Difusão Cultural “Teatro de Família”, ministrado por Vivi Tellas, uma das diretoras de teatro experimental mais reconhecidas da Argentina.

Baseada em seu projeto que recebeu o nome de “Arquivos” e que se repousou na apresentação de “casos” relatados por intérpretes verdadeiros para criar espetáculos, Vivi Tellas, criou o curso de Difusão Cultural “Teatro de Família” e, assim, convidou os participantes da oficina para envolver membros de suas famílias para reconstruir os grandes temas teatrais da história familiar, como enganos, aparências, segredos, traições, amores, mortes. Encenadas no dia 28 de agosto de 2010, essas apresentações podem ser vistas na íntegra aqui.

Todos os meses, novos vídeos estarão disponíveis. Acesse e fique por dentro do cotidiano da SP Escola de Teatro.