EN | ES

Tragédia Grega no Território Expandido deste Mês

Publicado em: 14/05/2013 |

A peça “Oréstia”, inspirada na trilogia homônima, escrita por Ésquilo, em 458 a.C., está entre as atividades do Território Expandido deste mês. Além das aulas regulares, os aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco também aprimoraram seus conhecimentos em programas como idas ao teatro. 

Dentre as opções deste mês, está o espetáculo que cumpre temporada no Teatro Augusta e marca o retorno da atriz e diretora Malu Galli aos palcos, depois de um período de cinco anos. É dela a direção e concepção da peça, ao lado de Bel Garcia. No elenco, além da própria Malu, Daniela Fortes, Gisele Fróes, Julio Machado, Luciano Chirolli e Otto Jr.

“Oréstia” é composta por três peças: “Agamêmnon”, “Coéforas” e “Eumênides”. Na primeira, o rei Agamêmnon retorna a Argos, sua cidade natal, depois que o exército grego, comandado por ele, dizima Troia. Após sua volta, ele é brutalmente assassinado por Clitemnestra, sua mulher, que tem como cúmplice seu amante, Egisto, primo de Agamêmnon.

Já “Coéforas” se passa dez anos após o desfecho da primeira. Agora, entra em cena a história de Electra, filha de Agamêmnon. Ela vai ao túmulo do pai clamar ajuda para se vingar de sua mãe. Orestes, filho de Agamêmnon, retorna à sua cidade natal e, realizando o desejo da irmã, planeja o assassinato da própria mãe e de Egisto.

A terceira e última parte da trilogia, por sua vez, começa imediatamente após o matricídio, quando um Orestes enlouquecido, perseguido pelas Fúrias (divindades arcaicas encarregadas de vingar todos os crimes do próprio sangue), vai buscar no santuário da deusa Atená, em Atenas, a absolvição pelo crime cometido.

A peça fica em cartaz até 26 de maio.

Serviço
Peça: Oréstia

Quando: Sexta e sábado, às 21h; domingo, às 18h30
Onde: Teatro Augusta
Rua Augusta, 943 – Consolação
Tel.: (11) 3151-4141
Ingressos: R$ 50 e R$ 25 (meia-entrada)



 

 

 

Texto: Majô Levenstein