Trabalho em Grupo

Publicado em: 16/02/2011 |

Na última terça-feira (15/2) foi realizada a segunda etapa da segunda fase do curso de Sonoplastia do Processo Seletivo – Vagas Disponíveis 2011 da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

O coordenador do curso, Raul Teixeira, forneceu aos candidatos a aprendizes uma obra literária de Leonardo Da Vinci. O texto, que relata um dilúvio, o desespero e o caos, deveria ser representado através de sons.

Teixeira sugeriu que o trabalho fosse realizado em grupo e que os candidatos, em 30 minutos, procurassem, pela Escola, objetos que pudessem ser utilizados na realização da atividade.

Passados alguns minutos, o que se viu nas apresentações dos grupos fora uma mistura de criatividade e talento. Os candidatos, em busca das melhores representações, usaram sacos plásticos, extintor de incêndio, garrafas, papéis, flauta e até uma lixeira para produzirem sons que se assemelhassem ao barulho da chuva. Para simbolizar o caos total, muitos gritos de desespero.

“Houve uma preocupação com a dinâmica. Todos os grupos conseguiram, de alguma forma, passar suspense, terror e medo. Os instrumentos utilizados, apesar das limitações, ofereceram uma nítida riqueza de sons”, conclui Teixeira.

O candidato André Teles gostou da atividade. “A proposta de ter que resolver um problema é unificadora. Percebi um empenho coletivo por parte de todos.”

Dos 37 candidatos, 18 serão escolhidos para se tornarem aprendizes do curso de Sonoplastia. E ainda haverá uma lista de suplentes. O resultado será divulgado amanhã.