EN | ES

Tire suas principais dúvidas sobre o Processo Seletivo 2024/2º semestre da SP Escola de Teatro

Publicado em: 06/05/2024 | por: Guilherme Dearo

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, idealizada e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), está com inscrições abertas até as 17h do dia 2 de junho de 2024 para as novas turmas dos oito cursos técnicos em teatro, com aulas que acontecem presencialmente a partir do segundo semestre letivo de 2o24.

Neste processo seletivo, são 66 vagas divididas entre os oito cursos técnicos gratuitos: Atuação, Cenografia & Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco.

Os cursos técnicos da SPET têm dois anos de duração (divididos em quatro módulos) e são reconhecidos pelo MEC. O estudante que concluir o curso tem direito de solicitar a DRT, registro profissional dos profissionais da área teatral.

O concurso é promovido pela Fundatec, contratada da SP Escola de Teatro.

A seguir, tire as suas principais dúvidas sobre a SP Escola de Teatro e o processo seletivo: 

Onde ler o edital completo?

O edital está publicado no site da Fundatec, na aba Concursos, no site da SP Escola de Teatro e no site da ADAAP. Ele pode ser lido, também, AQUI. O candidato deve se atentar aos diversos editais publicados referentes ao concurso durante o cronograma explicitado no edital inaugural (retificações, novas etapas do processo, selecionados etc.), publicados na área Editais, no site da Escola.

Quais são as etapas avaliativas do Processo Seletivo? 

São duas etapas avaliativas. Primeiro Momento – caráter classificatório e eliminatório, abrangendo a realização de Entrevista e de uma Redação para todos os candidatos inscritos; e: Segundo Momento – caráter classificatório e eliminatório, composto por Avaliações Específicas relacionadas à Linha de Estudo para a qual o candidato se inscreveu, bem como Entrevista Online e/ou Presencial.

Processo Seletivo 2024/2 da SP Escola de Teatro: novas turmas para o segundo semestre de 2204 nos 8 cursos técnicos. | Foto: Comunicação Adaap

Processo Seletivo 2024/2 da SP Escola de Teatro: novas turmas para o segundo semestre de 2204 nos 8 cursos técnicos. | Foto: Comunicação Adaap

Quais são os requisitos necessários para se inscrever?

Para se inscrever no Processo Seletivo, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos, a serem comprovados na efetivação da matrícula: idade mínima de 18 (dezoito) anos; possuir Ensino Médio Completo; e no caso de candidato estrangeiro, possuir passaporte e estar no Brasil de forma absolutamente legal.

E estrangeiros que não possuem CPF?

Os candidatos estrangeiros que não possuam CPF, ficam ciente que deverão providenciar sua inscrição no site da Receita Federal do Brasil até o último dia previsto para inscrição no respectivo processo, através do link.

Pode se inscrever em mais de uma Linha de Estudo? 

Não, o candidato deverá inscrever-se em apenas uma das oito Linhas de Estudo. Caso o candidato inscreva-se para mais de uma Linha de Estudo, a Fundatec homologará apenas a última inscrição registrada no sistema e que foi devidamente confirmada por pagamento, as demais serão bloqueadas. Caso o candidato realize mais de uma inscrição para a mesma Linha de Estudo, apenas a última inscrição realizada e devidamente paga será homologada, as demais serão bloqueadas no sistema. A opção pela Linha de Estudo deve ser efetivada no momento da inscrição sendo vedada ao candidato qualquer alteração posterior ao pagamento da taxa de inscrição.

Quais são os atendimentos especiais? 

Caso o candidato necessite de atendimento especial para a realização das avaliações ou para realização do Curso Técnico, deverá formalizar o pedido através da ficha online de inscrição, durante a inscrição no site da Fundatec, selecionando a(s) opção(ões) desejada(s), e encaminhar laudo médico e/ou documentos comprobatórios que comprovem a necessidade. Os documentos deverão ser encaminhados durante o período previsto no Cronograma de Execução presente no edital. O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social durante a realização das provas deverá informar na Ficha de Inscrição.

Há vagas reservadas? 

Sim, há vagas reservadas para pessoas negras, indígenas e PCD. O candidato que desejar se inscrever pela cota deverá, no ato do preenchimento da ficha de inscrição, marcar a opção pela participação em apenas uma das referidas cotas de acesso bem como observar os procedimentos complementares no Edital, como forma de ter sua inscrição homologada. O não atendimento dos procedimentos complementares condicionará a homologação da inscrição sem direito à reserva de vagas. O número de vagas reservadas está devidamente descrito, por linhas de estudo, no Edital.

Qual é o valor da taxa de inscrição? 

O valor da taxa de inscrição para ingresso no Curso Técnico é de R$ 93,50.

É possível obter isenção da taxa?

Sim, é possível. Desde que o candidato faça a solicitação até 7 de maio de 2024, conforme descrito no Edital. É preciso acessar o edital para ler as instruções sobre aqueles que tiverem os pedidos aceitos. Os candidatos que tiverem seus pedidos indeferidos deverão, para efetivar a sua inscrição no Processo Seletivo, acessar o endereço eletrônico www.fundatec.org.br e imprimir o boleto bancário para pagamento até o último dia previsto no Cronograma de Execução, conforme procedimentos descritos no Edital.

Quais os horários das aulas?

As aulas serão realizadas nos seguintes horários: Turmas da Manhã: De segunda-feira a sexta-feira, das 09 (nove) horas às 13 (treze) horas e alguns sábados das 09 (nove) horas às 18 (dezoito) horas e 30 (trinta) minutos; Turmas da Tarde: De segunda-feira a sexta-feira, das 14 (quatorze) horas e 30 (trinta) minutos às 18 (dezoito) horas e 30 (trinta) minutos e alguns sábados, das 09 (nove) horas às 18 (dezoito) horas e 30 (trinta) minutos.

O curso oferece diploma?

Ao concluir as 1.920 horas previstas para o curso escolhido, o estudante receberá um certificado de conclusão de curso, juntamente com o histórico escolar, contendo todas as ações artísticas e pedagógicas praticadas durante seu período de estudo. Além das 1.920 horas regulares a cumprir, os estudantes de Cenografia & Figurino, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco deverão cumprir 240 de Atividades Formativas Complementares ou estágio regular.

Ainda tem dúvidas? Leia mais aqui.

Sobre a SP Escola de Teatro

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo e é considerada a maior instituição educacional de teatro da América Latina. Foi criada pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), também responsável pela
gestão e organização da Escola, e desde a sua inauguração tem como objetivo prioritário do projeto a formação de artistas nas diversas áreas das artes do palco: atuação, cenografia & figurino, direção, dramaturgia, humor, iluminação, sonoplastia, e técnicas de palco.

Desde a sua fundação, a entidade tem desenvolvido importantes projetos artísticos e pedagógicos relativos ao teatro, audiovisual e às artes correlatas. Além disso, ao longo de toda a sua trajetória buscou desenvolver políticas inclusivas e de acessibilidade para os setores mais vulneráveis da sociedade. Ela é uma das pioneiras na empregabilidade trans, e ao menos 10% do quadro de colaboradores da instituição é formado por pessoas que não se identificam com a cisgenaridade, em setores como pedagogia, biblioteca e diretoria executiva. Todas as recepcionistas da instituição são travestis ou transexuais. Por esse dedicado trabalho, em 2020, a ADAAP recebeu o Selo da Diversidade 2020, concebido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania na categoria LGBTQIA+. Em 2021, a Associação também recebeu o Selo Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

A programação da SP Escola de Teatro converge sempre para a interdisciplinaridade do campo artístico contemporâneo por meio de pensamento e investigação prática: seja na vivência global das artes do palco, seja pelos intercâmbios culturais, ações pedagógicas ou mostras culturais. A Escola promove uma nova experiência no mercado de trabalho, fortalecendo o trânsito entre áreas e comunidades tradicionalmente com pouco acesso ao teatro.




Relacionadas:

Notícias | 17/ 06/ 2024

“Subterrânea: uma fábula grotesca”, de Juliana Birchal, reflete sobre as funções da mulher em uma sociedade conservadora

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 06/ 2024

Estudantes de Sonoplastia promovem um audiotour neste sábado (22) pelas ruas de São Paulo

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 06/ 2024

SP Escola de Teatro promove oficinas na Casa 1, centro de acolhida LGBTQIA+

SAIBA MAIS