Tiche Vianna Discute Commedia dell’Arte e Formação do Ator

Publicado em: 30/07/2010 |

Na próxima quinta-feira, (05), às 16h, o site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco recebe a atriz, diretora e pesquisadora de teatro, Tiche Vianna, para falar sobre “A Influência da Commedia dell’Arte no trabalho de formação do ator”, dentro do projeto Bate-Papo Online.

A Commedia dell’Arte nasceu na Itália, no século XV, baseada na improvisação e no uso de máscaras e personagens estereotipados de maneira não naturalista. Segundo Tiche, essa forma de teatro improvisado contribui até hoje na construção do teatro moderno e há dois percursos para falar desse gênero teatral: um em relação à metodologia do trabalho na atuação conduzido pelo olhar da direção a partir de um tema; e outro, que diz respeito à escola de criação e técnica.

Tiche Vianna é formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA), em 1987. Especializou-se na linguagem das máscaras e na Commedia dell´Arte, na Itália, pela Università degli Studi di Bologna (1989/90) e pelo Firenze of Papier Machê (antigo Alice Atelier – 1988/89). Lecionou (1992/1994) e coordenou (1997) a Escola Livre de Teatro de Santo André/SP e foi professora de improvisação, interpretação e máscaras no Departamento de Artes Cênicas da Unicamp (1994/1999). Desenvolve trabalhos de orientação de Pesquisa e Projetos de Montagem junto à ECA e EAD.

É sócia fundadora do Barracão Teatro (http://www.barracaoteatro.com.br/) – espaço de investigação e criação teatral –, ao lado de Ésio Magalhães, onde pesquisa o tema do ator como veículo da expressão teatral, tendo por base a linguagem de máscaras, a Commedia dell’Arte, o palhaço e o teatro popular. Coordena os trabalhos do Núcleo de Estudos do Barracão Teatro sobre a dramaturgia e a cena, o ator e o público contemporâneo.

Como atriz participou de “Uma Rapsódia de Personagens Extravagantes” (1992), criação coletiva dirigida por Cristiane Paoli-Quito, “Ôneiron” (1993), dirigido por Leopoldo Pacheco, e “Instrangeira”, (2002), espetáculo realizado dentro do projeto Solos do Brasil.

Como diretora/pesquisadora, realizou, entre outros, os seguintes espetáculos: “A Lenda do Amor Entristecido” (1995), “Ninguém”, (1998),“Birosca-Bral” (2003/2004), “Olhos de Coral”, “Tantas Outras Quantas” (2005), “Freguesia da Fênix” (2005/2006) e “Encruzilhados: Entre a Barbárie e o Sonho” (2007), “Lúdico Circo da Memória” (com Francisco Medeiros, 2008) e “Sinfonia para Ninguém Ouvir”(2009/2010).

Foi responsável pela preparação dos atores das minisséries “Hoje é Dia de Maria”, (primeira e segunda jornadas), “A Pedra do Reino” e “Capitu”, exibidas pela Rede Globo, entre 2005 e 2008, dentro de um projeto que recebeu o nome de Quadrante, sob direção de Luiz Fernando Carvalho.

SERVIÇO:
Bate-papo online

Convidado: Tiche Vianna
Tema: A Influência da Commedia dell’Arte no Trabalho de Formação do Ator
Dia: 05 de agosto (quinta-feira)

Texto: Renata Forato | Foto: Carlos Sousa Ramos/AAN