Terror no Castelo de Canterville

Publicado em: 01/03/2012 |

O terror cômico para crianças invade o palco do Teatro Coletivo em São Paulo, no dia 3 de março, com a peça “O Fantasma de Canterville”, do Grupo OPS de Teatro, criado por ex-aprendizes que, em 2011, concluíram o ciclo de quatro Módulos do curso de Atuação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

A ideia de montar o grupo surgiu da vontade de formar um núcleo de pesquisa e prática teatral, tendo como objeto de trabalho a relação com a cidade e seus indivíduos. Todos os integrantes do coletivo estudaram na Escola: Daniela Oliveira, Lais Uesato, Samara Chedid e Marcia Gonzaga, de Atuação; Theo Yepez, de Sonoplastia; Ivan dos Santos, de Iluminação; e Thiago Dias, de Humor.

A peça foi livremente inspirada no livro do dramaturgo, escritor e poeta irlandês Oscar Wilde e conta a história de um diplomata que chega à Inglaterra com sua família e decide comprar o Castelo de Canterville. Mesmo sendo avisado de que o lugar é misterioso e habitado por forças sobrenaturais, o homem não acredita e se muda para o local.

Com a chegada dos novos moradores, a situação se inverte. O fantasma, que estava acostumado a aterrorizar a todos, passa a ser perseguido. Cada membro da família tem uma reação diferente: a esposa acredita que a presença dele vai garantir originalidade aos jantares, os gêmeos passam a dar sustos no fantasma, enquanto que só a filha adolescente entende a tristeza da criatura e tenta ajudá-la a conquistar a paz.

A atriz Márcia Gonzaga conta que o critério para escolha da obra passou “pela admiração que temos pelo autor e pela temática de modernidade e das relações sociais, além da tradição e do sobrenatural”.

O processo de adaptação foi realizado de forma coletiva e em parceria com o dramaturgo Jobson Gil Ricciardi. “Nós selecionamos algumas partes que queríamos representar em cena, depois montamos dois debates com o Jobson para a construção do texto”, conta Márcia.

Para conhecer mais sobre o trabalho do grupo, acesse: http://www.wix.com/grupoopsdeteatro/ops#

“O Fantasma de Canterville”

Quando: Sábados e domingos, às 16h. De 3 a 25 de Março

Onde: Teatro Coletivo