Tendência Cenográfica

Publicado em: 25/04/2012 |

Reconhecido como um dos maiores cenógrafos do mundo, o coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, J. C. Serroni, ganhou destaque na seção “Estilo Tendência”, da edição 320 da revista Casa Vogue, publicada nesse mês.

O artista foi um dos convidados pela revista para coordenar um ensaio fotográfico no Teatro Aliança Francesa, contendo projeções de cenários criados por Serroni, que fazem com que o leitor imagine sua própria casa como um ambiente de peças e óperas.

Cenário inspirado em “Toda Nudez Será Castigada”, de Nelson Rodrigues (Foto: Divulgação)

Desta forma, “A Flauta Mágica”, de Mozart, “Dias Felizes”, de Samuel Beckett, “Senhora Macbeth”, adaptação de Griselda Gambaro para “Macbeth” de Shakespeare, e “Toda Nudez Será Castigada”, de Nelson Rodrigues, foram as obras que inspiraram as criações de Serroni. Depois de prontos, os quatro cenários transformaram um simples palco em verdadeiros ambientes decorados, com mobílias, painéis, tapetes e outros itens que ocupavam o espaço em grande estilo.

Ao lado das fotografias de cada cenografia, a revista detalha os materiais que foram utilizados na composição, com informações sobre a loja onde o item pode ser encontrado e o valor.

“A minha cenografia ser habitada por móveis, luminárias, objetos – lindos, por sinal – foi uma experiência muito bonita pra mim, porque vejo a cenografia sempre habitada por atores, mas dessa forma eu percebo que ela sobrevive”, comenta Serroni.

Além de coordenador dos dois cursos na SP Escola de Teatro e do Espaço Cenográfico de São Paulo, Serroni é arquiteto, figurinista e cenógrafo. Ao longo de quase quatro décadas de carreira, já está perto de alcançar a marca de 150 trabalhos realizados. Dentre eles, destacam-se os espetáculos: “Sonhos de uma Noite de Verão”, “Hamlet”, “Macbeth” e “Rei Lear”, de Shakespeare; “Morte Acidental de um Anarquista” e “Um Orgasmo Adulto Escapa do Zoológico”, de Dario Fo; “Katastrophe” e “Dias Felizes”, de Samuel Beckett; “Tartufo”, de Molière; “Madame Blavatsky”, de Plínio Marcos; e “Paraíso Zona Norte”, de Nelson Rodrigues.

Para assistir ao making of da sessão de fotos, clique aqui.

Texto: Felipe Del