EN | ES

Temporada Barracão Teatro em São Paulo

Publicado em: 08/08/2011 |

Vindo de Campinas, o Barracão Teatro chega à capital paulista para uma temporada que se estende até setembro no Teatro da Universidade de São Paulo (Tusp), com os espetáculos “Diário Baldio” e “Encruzilhados Entre a Barbárie e o Sonho”, ambos com direção de Tiche Vianna. Os textos são assinados por Guga Cacilhas e Antonio Rogério Toscano, respectivamente. Além disso, durante a estadia na cidade, o grupo ministra duas oficinas gratuitas.
 

O recém-criado “Diário Baldio” surgiu de uma pesquisa anterior realizada pelo grupo sobre dramaturgia da máscara, na qual estudaram o que faz uma máscara existir sem uma história. Obtiveram, como resultado, duas criaturas excluídas da realidade “oficial”, Lady e Cotoco, que se encontram pelas ruas de uma grande cidade, revelando um universo absurdo enquanto divertem o público e demonstram aspectos de nossas vidas que não somos capazes de perceber. No elenco, Esio Magalhães, Gabriel Bodstein e Fernando Fubá.
 

Já “Encruzilhados Entre a Barbárie e o Sonho” é o fruto de um estudo sobre exclusão. Para isso, os atores investigaram estados do corpo, ou seja, a construção física que traduzisse em cena o que passaram a chamar de “figuras”, inspiradas em recordações e observações de personagens do cotidiano das ruas. A peça se passa na intrigante “tenda dos mistérios”, onde a Professora da Luz, Talesian e Maicon trabalham na elevação do pensamento, até que uma moça sem nenhuma lembrança de quem é ou como chegou lá ganha a atenção dos presentes. Andrea Macera, Eduardo Brasil e Esio Magalhães formam o elenco.
 

“Estaremos dois meses na grande cidade, na incansável tarefa de tocar corações e pensamentos do homem contemporâneo”, afirma a diretora Tiche Vianna, que fundou o grupo, ao lado de Esio Magalhães.
 

As oficinas ministradas levam os temas “Máscara Neutra: da Pré-Expressividade à Expressividade do Ator”, de 25 a 28 de agosto, e “Meia-Máscara Expressiva: Um Caráter em Ação”, de 15 a 18 de setembro, ambas realizadas de quinta a domingo, das 14h às 18h. Estão abertas 20 vagas e é necessário fazer a inscrição pelo e-mail [email protected]
 

O Barracão Teatro foi fundado em 1998, como espaço de investigação e criação cênica. Dedica-se, especialmente, à pesquisa da linguagem da máscara, do palhaço, da commedia dell’arte, da improvisação e do aprofundamento do trabalho de ator como veículo da expressão teatral. Dentre os prêmio recebidos pelo coletivo, destacam-se o Prêmio Estímulo ao Teatro Funarte/Petrobrás, em 2005, e o Prêmio de Fomento ao Teatro Myriam Muniz – Funarte/Petrobrás, em 2006.
 

Serviço

 

“Diário Baldio”
Quando: 6 de agosto a 25 de setembro. Sábados, às 21h, e domingos, às 20h

 

“Encruzilhados Entre a Barbárie e o Sonho”
Quando: 6 de agosto a 25 de setembro. Quintas e sextas-feiras, às 21h

 

Oficina “Máscara Neutra: da Pré-Expressividade à Expressividade do Ator”
Quando: 25 a 28 de agosto, das 14h às 18h
Gratuita          
Inscrições: [email protected]

 

Oficina “Meia-Máscara Expressiva: Um Caráter em Ação”
Quando: 15 a 18 de setembro, das 14h às 18h
Gratuita
Inscrições: [email protected]

 

Onde: Teatro da Universidade de São Paulo (Tusp)
Rua Maria Antônia, 294 – Consolação
Tel.: (11) 3123-5233
www.barracaoteatro.com.br
 

 

Texto: Felipe Del