Técnicos de Palco realizam apresentação no Teatro Municipal de São Paulo

Publicado em: 14/06/2010

Aprender a colocar, armar, posicionar e movimentar as pernas, as bambolinas, as rotundas e os diferentes tipos de cortinas, como a italiana, francesa, americana e derrocada, foi tarefa realizada na prática pelos aprendizes do curso de Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco durante quatro visitas ao Teatro Municipal de São Paulo. 


 

O resultado técnico aprendido nesses encontros foi apresentado no formato de um espetáculo técnico de aproximadamente 15 minutos na sexta-feira, 11 de junho, com a presença de alguns convidados.

“

 

É muito fácil estragar um espetáculo. Ainda mais no teatro, que é ao vivo. Por isso a importância do técnico de palco”, explica Aníbal Marques, conhecido como Pelé, que há três décadas trabalha no Teatro Municipal.



 

Entre os convidados estava Petrônio Nascimento, ator e cenógrafo da Companhia do Feijão. “Não conheço cursos como esse no Brasil. É uma iniciativa muito interessante, por isso vim conferir a apresentação”, afirma.



 

Com orientação de Viviane Ramos, formadora do curso, a apresentação teve muita movimentação dos alunos em cima do palco e momentos de êxtase pela beleza técnica das cenas criadas. 


 

“Faltam técnicos de palco no teatro brasileiro. Há uma carência de profissionais nesta área. É com muita alegria que recebemos esses alunos hoje para fazer o teatro de amanhã”, conclui Aníbal Marques.

Texto e Fotos: Lucas Arantes

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco | 14/06/2010