Técnicas Convergentes de Criação Cênica para o Ator

Publicado em: 22/09/2010 |

O Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator da Escola de Comunicações e Artes da USP (Cepeca) vêm, nestes últimos anos, desenvolvendo trabalhos de pesquisa inovadores na área da criação cênica para o ator. Essas pesquisas resultaram em dissertações e teses, bem como em espetáculos e a publicação do livro “CEPECA – Uma Oficina de PesquisAtores”, editado pela Associação dos Artistas Amigos da Praça e lançado na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Outro fruto dessa parceria de pesquisadores é o curso de Difusão Cultural “Técnicas Convergentes de Criação Cênica para o Ator”, realizado na SP Escola de Teatro, que surgiu com o objetivo de realizar experimentações técnicas inéditas na formação do ator e do pesquisador e transmitir aos aprendizes o amplo repertório criativo adquirido pelos pesquisadores do Cepeca a fim de melhorar a estratégia de composição cênica por meio de um estímulo ficcional comum. Para, no final do processo, elaborar uma performance.

Inspirados na canção de Chico Buarque “Valsinha”, os aprendizes do curso, Jó Bichara, Rodolfo Groppo, Rodrigo de Oliveira e Sônia Ferreira, vão apresentar “Uma Valsa 4×10”, na quinta-feira (23).

“A partir da música, construímos situações dramáticas com os personagens, trabalhamos a performance de cada um dos aprendizes e relacionamos tudo com aquilo que aprendemos com os estudos no Cepeca. Temos um belo resultado do processo e um ótimo exemplo de crescimento desses aprendizes”, revela a formadora Rejane Arruda.

Em “Uma Valsa 4×10” a menção à música de Chico Buarque figura nas personagens de um casal que, certo dia, transforma sua conduta e traça outro rumo para seus destinos. A história, de apenas 15 minutos, ocorre no passado, em local indeterminado e em uma atmosfera opressora, repleta de aridez e asfixia.

A apresentação, aberta ao público, será amanhã (23), às 16h, seguida por bate-papo com os formadores e pesquisatores Eva Sampaio, Rejane Arruda, Eduardo de Paula, Cadu Witter, Renata Kamla e Renata Mazzei.

Você é nosso convidado.

Serviço:
Performance “Uma Valsa 4×10”
Participantes: Jó Bichara, Rodolfo Groppo, Rodrigo de Oliveira e Sônia Ferreira
Debate com Eva Sampaio, Rejane Arruda, Eduardo de Paula, Cadu Witter, Renata Kamla e Renata Mazzei
Data: 23 de setembro
Local: SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
Endereço: Av. Rangel Pestana, 2.401 – Brás