Composta por 679 atores, 580 atrizes, 634 diretores, 567 coletivos, entre outros inúmeros artigos nas mais de 20 categorias que contempla, a Teatropédia – Enciclopédia Virtual das Artes do Palco, alcançou, hoje (22/8), sua terceira milhagem de verbetes.
Hospedada no portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, a Teatropédia permite acesso livre para a criação de páginas exclusivas de artistas que podem, ainda, ser cadastrados em várias categorias.
O projeto foi baseado nos moldes da Wikipedia, enciclopédia online e livre que oferece tecnologia suficiente para inúmeras e infinitas publicações virtuais. Assim, a Tetropédia busca mapear o teatro brasileiro e criar, de forma colaborativa, o maior e mais completo acervo de verbetes sobre profissionais de teatro de todo o Brasil.
À frente deste trabalho está o jornalista Carlos Hee, que examina os verbetes adicionados e cria outros com a proposta de colocar em foco grupos e artistas não apenas do eixo Rio – São Paulo como de todo território nacional.
“Como a documentação teatral é escassa, a Teatropédia chega para suprir esta lacuna histórica das artes cênicas no Brasil. Ela é aberta para a colaboração de artistas ou aficcionados pela arte teatral e, além disso, os artigos podem ser criados livremente e atualizados a qualquer tempo”, revela Hee.
Além de Hee, a Teatropédia conta com muitos outros colaboradores, como atores, grupos e espaços teatrais que contribuem com sua história e currículo.
Verbetize-se e ajude a SP Escola de Teatro a compartilhar conhecimento, resgatar, organizar e manter viva a memória teatral brasileira.
Texto: Renata Forato