Teat(r)o Oficina tem ciclo de seminários sobre antropofagia no teatro

Publicado em: 08/12/2016 |

Cena do espetáculo “Bacantes”. Foto: Jennifer Glass

A antropofagia em cena é o tema do ciclo “Seminais – Semeaduras de Conhecimento em Seminários”, organizado pelo Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona e sua Universidade Antropófaga. O evento ocorre na sede da trupe, entre os dias 7 e 15 de dezembro. As mesas, que têm duração de até quatro horas, ocorrem em diferentes horários. A entrada é gratuita, com inscrições presenciais uma hora antes de cada atividade.

A programação do evento conta com oito seminários com a missão de estimular a troca conhecimentos sobre como a antropofagia é capaz de influenciar diferentes áreas e aspectos do teatro. Os encontros também têm atividades práticas.

Os temas discutidos são a direção de cena; o audiovisual; a iluminação; a arquitetura e o urbanismo cênicos; a comunicação e mídia tática; a atuação; a música; e o desenho e engenharia de som e sonoplastia. Todas as palestras serão transmitidas pelo canal do grupo no YouTube.

As discussões são resultado das pesquisas realizadas pela terceira turma (ou dentição, como o grupo a denomina) da Universidade Antropófaga, relacionadas ao processo de preparação, montagem e dramaturgia do espetáculo “Bacantes”, que continua em cartaz. Neste ano, a trupe comemorou os 20 anos de sua primeira montagem para a peça de Eurípedes.

A Universidade Antropófaga é um núcleo transdisciplinar de investigação cênica, que tem a proposta de refinar técnicas de atuação, dança, canto, artes visuais, vídeo, figurino, direção, arquitetura e urbanismo cênico, política, comunicação e filosofia desenvolvidas pelo grupo ao longo de seus 58 anos de trajetória.

Diferentemente das duas turmas anteriores do projeto, que abriram um processo seletivo, a terceira dentição do núcleo é composta por todos os artistas da companhia. A ideia é ensinar aos alunos de José Celso Martinez Corrêa como transmitir todo esse conhecimento acumulado pelo grupo, como uma espécie de mestrado.

Confira abaixo a programação das “Seminais – Semeaduras de Conhecimento em Seminários”:

8/12 – 14h às 18h – “Audiovisual”, com Igor Marotti, Cafira Zoé, Pedro Salim, Cassandra Mello, Cecília Lucchesi e Fernando Coimbra

8/12 – 19h às 23h – “Iluminação”, com Cibele Forjaz, Pedro Felizes, Luana Della Crist, Alessandra Domingues e Ricardo Morañez

13/12 – 19h às 23h – “Arquitetura e Urbanismo Cênico”, com Carila Matzenbacher, Marília Gallmeister, Clarissa Moraes e Márcio Mauá Chaves Ferreira

14/12 – 14h às 18h – “Comunicação Antropófaga y Mídia Tática”, com Brenda Amaral, Cafira Zoé, Camila Mota, Igor Marotti, Ana Maria Maia, Patrícia Cornills e Antonio Martins

14/12 – 19h às 23h – “Atuação”, com Joana Medeiros, Marcelo Drummond, Ricardo Bittencourt, Sylvia Prado, Tyazo Uzyna Uzona e Pascoal da Conceição

15/12 – 14h às 18h – “Desenho e Engenharia de Som e Sonoplastia”, com Felipe Gatti e Raiza Sorrini

15/12 – 19h às 23h – “Música”, com Gui Calzavara, Rafael Montorfano Chicão, Zé Celso e Zé Miguel Wisnik

Serviço

Seminais – Semeaduras de Conhecimento em Seminários, do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona e Universidade Antropófaga.

Teatro Oficina

Rua Jaceguai, 520 – Bela Vista. (11) 3104-0678

Grátis. 4 horas.

Notícias | 28/ 03/ 2024