Teatro Mutirão é Tema do Bate-Papo Online

Publicado em: 07/12/2010 |

O “Teatro Mutirão” é o tema do próximo bate-papo online.  A conversa, com o ator Luciano Carvalho, da Cia. de Teatro Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, acontece no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, na quinta-feira (8), às 16h.

A Cia. de Teatro Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes é formada por um grupo de trabalhadores que tem o intuito de exercer seu direito de expressar-se por meio da arte. Nascidos e criados na periferia, desde cedo, esses trabalhadores esbarraram nas diferenças de classe e hoje procuram dialogar, por meio das artes cênicas, com companheiros de todas as áreas.

Enquanto estética, esta afirmação de trabalhadores que fazem arte, tem total influência, tanto no tempo e na técnica do fazer teatral quanto em uma leitura simbólica do mundo. Com essa “insistência em fazer arte”, o grupo criou o Teatro Mutirão, em busca de um trabalho não alienado e como tentativa de organizar-se coletivamente de forma horizontal. Além do desejo de formar uma consciência de que o fazer criativo influi na relação com o entorno.

Durante sua trajetória de mais de nove anos, o grupo percebeu que esse processo criativo influi nas lutas e nas possibilidades de uma proposição social diferente e que abre espaço para a construção de um caminho de revolução social. “Somos companheiros de movimentos sociais, construímos e assumimos juntos uma luta nas suas diversas dimensões.”

Para a realização de suas montagens, o grupo, que já se utilizava de espaços não-convencionais, ocupou, a partir de um mutirão, um terreno público, onde já havia um galpão. Nascia, então, o Arena Arbórea, um espaço criado com árvores em semicírculo defronte a um barranco.

Segundo o grupo, essa arena traz em si proposições estéticas e a propriedade de se relacionar com arte e natureza, gerando possibilidades de movimento cultural fora dos eixos centrais e materiais propostos pela sociedade capitalista.

Atualmente, além de espetáculos gratuitos na Arena Arbórea, o grupo realiza oficinas diversas e recebe grupos, como o Narcóticos Anônimos, que fazem uso da sua sede.

O mote do projeto Bate-Papo Online é compartilhar, abrir espaço de debate e troca de experiências do teatro brasileiro e, assim, levar temas relevantes sobre as artes do palco para o público internauta dos mais diversos estados do Brasil.

Como quase tudo no mundo virtual, participar do bate-papo online é muito fácil. Basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat e em um clique você tem a possibilidade de esclarecer dúvidas, conhecer mais o trabalho de pessoas que atuam no mercado e aprofundar seus conhecimentos nessa arte tão plural.

Nessa semana, Luciano Carvalho e a SP Escola de Teatro já têm um encontro marcado e você é nosso convidado. Participe e faça parte dessa história.