Teatro e Psicanálise na Mesa

Publicado em: 30/05/2011 |

O psicanalista Sergio Zlotnic conduz, na segunda-feira (30), a segunda Mesa de Discussão do semestre realizada pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Esse encontro visa proporcionar uma troca de conhecimento entre profissionais, aprendizes e público em geral.

Para debater o tema “Verdade e Ficção: Uma Visão Psicanalítica”, Zlotnic convidou três colegas de profissão: Professor Doutor José Moura, Professora Doutora Marion Minerbo e Professora Doutora Ilana Katz.

Sergio Zlotnic é psicanalista com Mestrado, Doutorado e pós-Doutorado em Psicanálise, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP). Na SP Escola de Teatro, Zlotnic orienta o curso de Difusão Cultural Interfaces entre Teatro e a Psicanálise.

Moura, um dos convidados, é Doutor em Psicologia Social, pela Universidade de São Paulo (USP). Sua pesquisa se focou no tema Humilhação Social ou Humilhação Política. Além de ser Professor Doutor no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da universidade em que se graduou, é suplente da Comissão de Graduação do IP/USP desde 2004. Em sua trajetória profissional, já teve diversos artigos e textos publicados em periódicos e revistas.

Psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Marion é a autora dos livros “Neurose e Não-Neurose (Casa do Psicólogo)” e “Estratégias de Investigação em Psicanálise: Desconstrução e Reconstrução de Conhecimento”. Escreve, também, mensalmente para a coluna “Coisas Loucas”, no caderno Equilíbro, da Folha de S. Paulo.

Ilana é Mestre pelo IP/USP e Doutora pela Faculdade de Educação (FE) da USP. Como membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise com Crianças (NEPPC), a psicanalista possui um artigo sobre “Escritura Ilegível: O que não se pode ler no que está escrito”, que aborda o tema da ilegibilidade na escrita de uma criança como sintoma clínico.

Mesa de Discussão com Sergio Zlotnic, José Moura, Marion Minerbo e Ilana Katz

Tema: “Verdade e Ficção: Uma Visão Psicanalítica”

Quando: 30/05, às 19h

Onde: Sede Provisória da SP Escola de Teatro