EN | ES

Teatro e Cultura com Ione Medeiros

Publicado em: 14/02/2012 |

Compreender a cultura e sua função no nosso tempo é essencial para respeitar as diversidades expressivas e abrir espaço para novos formatos na criação. Esse é o tema de uma boa conversa no Bate-Papo Online realizado pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, nesta quinta-feira (16), das 15 às 16h.

 

A convidada para falar desse tema será a musicista Ione de Medeiros. Formada no Curso Básico de Francês e Superior (Nancy) Aliança Francesa/MG, Superior em Letras da Faculdade de Filosofia e Letras de Juiz de Fora/ MG e Superior de Piano do Conservatório Estadual de Musica de Juiz de Fora/ MG, participou da criação do Grupo Oficcina Multimédia (GOM) em 1977, onde atuou como musicista, atriz e assistente de direção. Em 1993 assumiu a direção do GOM realizando a montagem de 19 espetáculos que representaram Minas Gerais em eventos nacionais e internacionais. 


De 1984 a 1998 foi professora de música no Centro Pedagógico da UFMG e coordenou os Festivais de Inverno da UFMG (Infantil, de 1989 a 1992; e Jovem, de 1994 a 1998). Recebeu diversos prêmios, entre eles o “Bonsucesso” pela direção do espetáculo “Zaac & Zenoel”, em 1994, o Prêmio Golden Minas pelo GOM, eleito o melhor grupo das artes cênicas de MG e em 1998 o “Gentileza Urbana”, pela coordenação do espetáculo “Zum Zum Zum lá no Meio do Mar”. Além disso, em 2009 recebeu a Homenagem Especial – Area de Teatro – do prêmio Sesc/Sated, pelo trabalho realizado com o Verão Arte Contemporânea em Belo Horizonte.


O formato do VAC foi idealizado pelo Grupo Oficcina Multimedia em 2006 expandindo-se em 2007 para parceiros que tinham interesse nessa proposta. Foi então em 2007 que o GOM nomeou esse formato de VAC, que contou com a adesão da produtora Mercado Moderno e o bailarino Rui Moreira e convidou artistas locais para participar da programação do evento. Essa primeira versão foi realizada sem qualquer verba, sendo que somente em 2009 o VAC conseguiria um patrocínio. 


A proposta tinha a intenção de revitalizar a produção cultural do Teatro Francisco Nunes em um evento que trouxesse reflexão e análise sobre a arte nos dias de hoje. Aos poucos, artistas de teatro, dança, artes visuais e música se juntaram na criação de um novo formato para a área cultural no período das férias. O Festival de Verão ocupa os teatros públicos e espaços alternativos de Belo Horizonte e já está na sua 6ª edição. 


Para participar do Bate-Papo Online, acesse o link na data e horário marcados. Toda quinta-feira um tema e um convidado diferente abordam assuntos relacionados à cultura e ao teatro.



Serviço

Bate-Papo Online com Ione Medeiros

Tema: “Teatro e Cultura  Verão Arte Contemporânea”

Quando: Quinta-feira (16h), das 15h às 16h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat

 

 

 

Texto: Leandro Nunes