EN | ES

Teatro e Atuação

Publicado em: 07/08/2012 |

John Mowat nasceu e cresceu em Londres. Sua carreira no teatro começou em 1980, quando atuou em seu primeiro solo e, em 1994, tornou-se co-fundador da OddBodies Theatre Company, também na capital britânica. Como ator e diretor, viajou por mais de 40 países com seu estilo de comédia altamente visual.

Desde 1992, desenvolve uma intensa relação com a Companhia do Chapitô, com a qual concebeu e dirigiu inúmeras peças, como “Don Quixote”, “O Grande Criador”, “A Tempestade”, “Cão Que Morre Não Ladra”.

A boa-nova é que Mowat está em São Paulo para ministrar o curso Teatro e Atuação. Suas aulas práticas são desenvolvidas para estudar e explorar o tema que dá título ao curso, com foco nos aspectos físicos e visuais do ator e da cena. Oferecem também a oportunidade de olhar para variadas formas de criação, interpretação e adaptação do trabalho teatral.

Com jogos, exercícios e improvisações, o curso estimula a criatividade, partindo da análise do movimento para a descoberta do corpo, do espaço que ele ocupa, dos objetos que utiliza, dos sons que produz.

No início do trabalho, afasta-se da linguagem verbal para se concentrar na construção da intenção física e visual, estuda técnicas da mímica moderna, passando pela máscara neutra e pelas máscaras da comédia dell’arte, que servem como ponto de partida para a exploração das personagens criadas e, em seguida, introduz lentamente a linguagem verbal para integrar o visual com o texto.

“O meu ensino é baseado na criação de um ambiente onde se pode ‘estatelar no chão’ e, na sequência, levantar-se e rir de si próprio. Um lugar para brincar, explorar, experimentar, fazer descobertas e continuar em aventuras. Eu ofereço conhecimento por meio da experiência”, diz Mowat.

Interessado? Faça já sua inscrição. As aulas serão de sexta-feira (dia 10) a domingo (12).

SERVIÇO

Curso Teatro e Atuação, com John Mowat
Quando: Sexta-feira (dia 10), das 18h30 às 22h30; sábado e domingo (dias 11 e 12), das 10h às 19h.
Onde: Espaço Périplo Produções
Rua Alves Guimarães, 1.374, Sumaré, Próximo ao Metrô Sumaré
Carga Horária: 20h
Valor: R$ 400
Vagas: 26
Para mais informações e inscrição, clique aqui.

 

Texto: Majô Levenstein