Teatro de Sombras em Pauta no Bate-Papo Online

Publicado em: 26/03/2013 |

Reza a lenda que o Imperador chinês Wu Ti (156 a.C. – 87 a.C), da dinastia dos Han, certa vez perdera sua dançarina favorita. Supersticioso, procurou o mágico da corte, ordenando, sob ameaça de morte, que ele ressuscitasse a moça, trazendo-a de volta do país das sombras. O mágico, então, encontrou uma saída: recortou uma pele de peixe de modo que ficasse com a mesma silhueta da dançarina. Depois, mandou esticar uma cortina branca e, com a luz que atravessava o pano, fez com que a visão da sombra chegasse aos olhos do Imperador e dos membros da corte. Nascia, assim, o teatro de sombras.

Esta forma de arte milenar estará em discussão no Bate-Papo Online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta quinta-feira (28), das 16h às 17h, aqui no portal. O convidado desta edição é o ator, diretor e iluminador Zhé Gomes.

No encontro virtual, o participante falará sobre o gênero, abordando seus principais aspectos e falando tanto da parte da tradição quanto da crescente tecnologia que vem chegando ao teatro.

Sobre o participante

Zhé Gomes atua como ator desde 1993. Durante dez anos, trabalhou com teatro literário, como ator e diretor. Paralelamente, fazia debates e estudos sobre literatura brasileira, com estudos mais específicos voltados para o universo de Machado de Assis.

Em 1997, unindo-se a outros pesquisadores, criou a Cia. Luzes e Lendas, que se dedica ao teatro de sombras, da qual foi membro até 2005. Entre 1998 e 2004, deu aulas de teatro para iniciantes. Desde então, trabalha com iluminação cênica, criando e operando luzes para vários grupos de teatro em São Paulo.

A partir de 2003, se envolveu em uma pesquisa em teatro de animação junto à Cia. Truks e ao Grupo Sobrevento. Criou, em 2008, o Grupo Dragão Amarelo, juntando sua experiência em iluminação cênica e teatro de animação para aprofundar as pesquisas em teatro de sombras, passando, ainda, a ministrar oficinas sobre a técnica.

Bate-Papo Online com Zhé Gomes

Tema: “Teatro de Sombras, Tradição e Tecnologia”

Quando: Quinta-feira (28), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat