Teatro da Vertigem realiza 1º Seminário de Iluminação em outubro

Publicado em: 24/10/2017 |

Espetáculo ‘A Última Palavra É a Penúltima’, do Teatro da Vertigem. Foto: Divulgação.

O Teatro da Vertigem organiza, nos dias 28 e 29 de outubro, seu primeiro Seminário de Iluminação. O evento, com entrada gratuita, reúne profissionais de iluminação para debater diferentes aspectos da área em mesas de discussão que contam com artistas como Guilherme Bonfanti, Cibele Forjaz e Marisa Bentivegna, além de pensadores e teóricos, como o crítico e professor da USP Luiz Fernando Ramos.

Sob o tema “À Luz do Pensamento: reflexões sobre a iluminação cênica contemporânea”, as mesas de discussões acontecem durante o sábado (28), a partir das 9h, e abordam tópicos ligados à narratividade e performatividade da luz, bem como às vertentes realistas da iluminação e à pesquisa de luz por light designers.

No domingo (29), das 10h às 17h, dez participantes do Seminário de Iluminação que se inscreverem durante o primeiro dia do evento poderão colocar em prática as discussões e provocações levantadas nas mesas através de atividades com a colaboração dos atores Juliana Valente e Pedro Massuela e da diretora Eliana Monteiro.

A programação completa está disponível no evento do 1º Seminário de Iluminação no Facebook.

Segundo Guilherme Bonfanti, que é coordenador do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro e atua como curador do evento, a ideia para o seminário surgiu para que profissionais da área possam trocar experiências e reflexões sobre iluminação cênica e seu mercado de trabalho.

“O acesso a condições satisfatórias para trabalhar com iluminação cênica ainda é uma dificuldade, devido a limitações variadas como falta de recursos financeiros, tempo, profissionais qualificados. O descaso com a profissão da luz é enorme, em um mercado onde muitas vezes não se vê a necessidade de um profissional capacitado para realizar tal função”, explica Bonfanti.

circle

Onde: Teatro da Vertigem (Rua Treze de Maio, 240 – 1° andar – Bela Vista)

Quando: 28 e 29/10, das 9h às 19h

Quanto: Entrada livre