EN | ES

Teatro da Vertigem organiza seminário “Bom Retiro: migração e multiculturalismo”

Publicado em: 07/07/2010 |

O bairro do Bom Retiro, em São Paulo, foi escolhido como tema para o próximo espetáculo do Teatro da Vertigem que, pautado pela investigação, pesquisa e experimentação, organiza o seminário intitulado “Bom Retiro: migração e multiculturalismo”, com entrada gratuita, até 26 de julho.

O intuito do projeto, que reforça a trajetória da companhia na inserção do diálogo com o contexto urbano, é permitir leituras menos superficiais sobre o assunto. “O Vertigem tem a pesquisa teórica como parte fundamental do seu processo de criação. A ideia em realizar seminários é a de adquirir aproximação do tema e aprofundamento das questões que serão discutidas no espetáculo”, afirma Guilherme Bonfanti, integrante do Teatro da Vertigem desde sua formação e Coordenador do Curso de Iluminação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Com patrocínio da Petrobras e organização do sociólogo Eduardo Fragoaz, os seminários serão ministrados por historiadores, antropólogos e sociólogos, que discutirão o trabalho informal e as redes de subcontratação na indústria, além de expor, com foco na imigração judaica, coreana e boliviana, o tema da legalidade e ilegalidade da migração no Bom Retiro, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo.

“Temos no Bom Retiro um exemplo de como a ocupação de um mesmo espaço por povos diferentes pode ser conflituosa. Essa região é uma pequena amostra de conflitos maiores. Discutir nossa cidade, sua problemática e a exploração do homem pelo homem, faz parte do nosso tempo”, finaliza Bonfanti.

 

Abaixo, confira datas, temas e palestrantes:

“Bom Retiro: migração e multiculturalismo”

5/7 – Imigrantes judeus em São Paulo  
Ana Cláudia Correa – Coordenadora do Departamento de Pós-Graduação do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, Doutora em História pela PUC-SP com a tese “Imigrantes Judeus em São Paulo: A Reinvenção do Cotidiano no Bom Retiro”. 

 

12/7 – Coreia no bairro do Bom Retiro e a moda no Brasil 
Sônia Maria de Freitas – Doutora em História Social pela USP. Especialista em História Oral pela University of Essex, na Inglaterra. Realiza pesquisa na área de História Social, com ênfase na imigração para São Paulo, e participa como consultora de produções teatrais e de documentários. Sua obra ”Presença Portuguesa em São Paulo” recebeu o 30º. Prêmio Clio de História em 2007. 

 

19/7 – Faces da latinidade: bolivianos em São Paulo  
Sidney Antonio da Silva – Professor-doutor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas. Foi diretor do Centro de Estudos Migratórios. É autor dos livros “Costurando Sonhos” e “Virgem/Mãe/Terra: Festas e Tradições Bolivianas na Metrópole” e “Bolivianos”.  

 

26/7 – Trabalho informal e redes de subcontratação: a indústria de confecções no Bom Retiro 
Carlos Freire da Silva – Doutoranda em Sociologia na USP. Sua dissertação de mestrado foi intitulada “Trabalho Informal e Redes de Subcontratação: Dinâmicas Urbanas da Indústria de Confecções em São Paulo”. Publicou, na revista Travessia, o artigo “Precisa-se: Bolivianos na Indústria de Confecções em São Paulo” e o capítulo “Migrants boliviens et travail informel dans le circuit de la confeccion” no livro “São Paulo: La Ville D´en-bas”, organizado por Robert Cabanes e Isabel Georges. 

 

Serviço
Data: Todas as segundas-feiras
Horário: 19h30min
Local: Teatro da Vertigem – Rua Treze de Maio, 240, 1º andar, Bela Vista, São Paulo.
Fone: 11 3255 2713 – 
Ingresso: Entrada Franca
Lotação: 50 lugares
Recomendação: 14 anos  
*Até 26/7