Teatro da Vertigem Lança Projeto com Jovens Encenadores

Publicado em: 02/05/2011 |

O Teatro da Vertigem inicia, no dia 28 de abril, a primeira edição do projeto Exercícios Cênicos – Estímulo a Jovens Encenadores, que tem por objetivo oferecer oportunidades a recém-formados em Direção Teatral que buscam colocar em prática o que aprenderam na universidade. Três diretores formados pela Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo) foram selecionados para, cada um, dirigir uma peça experimental.

Segundo Guilherme Bonfanti, um dos fundadores do Teatro Vertigem e coordenador do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, essa atenção para a questão pedagógica sempre fez parte do grupo. “Por já termos um espaço consolidado e verba disponível, o Antônio (Araújo, o outro fundador do grupo) sugeriu que a gente começasse a fomentar pesquisas de jovens e dar uma experiência mínima para que eles consigam entrar no mercado futuramente”, observa.

Todos os convidados, Maurício Perussi, Rodrigo Batista e Carolina Mendonça, têm em comum a idade inferior a 30 anos. Com base nessa característica, o trio apelidou essa edição do projeto de “Campeonato Sub-30”. O trio também lançou o Submanifesto, que, com ironia, descreve as dificuldades da inserção no meio artístico profissional.

A programação começa com “Família Vende Tudo”, do diretor Rodrigo Batista, que fica em cartaz até o dia 8 de maio. Em seguida, é a vez da convidada Carolina Mendonça dirigir, de 12 a 22 de maio, a montagem “Valparaiso, um Esboço”. Para finalizar, no dia 26 de maio, “O Problema do Carteiro Chinês”, sob direção de Maurício Perussi, é apresentada até 5 de junho.

“Disponibilizamos produtor, pessoas para cuidar da arte, da música e da luz e uma verba para essa iniciativa, mas deixamos eles atuarem com liberdade, sem nenhum tipo de interferência”, completa Bonfanti.

“Exercícios Cênicos – Estímulo a Jovens Encenadores”

Quando: Quinta a sábado, às 21h, e domingos, às 19h, até 5 de junho

Onde: Sede do Teatro da Vertigem