Teatro, Cultura e Psicanálise são Temas de Curso de Difusão Cultural

Publicado em: 15/02/2011 |

O psicanalista Sergio Zlotnic pretende criar um espaço de reflexão sobre  cultura, subjetividade e psicanálise em curso de Difusão Cultural oferecido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Dividido em dois módulos, o curso “Teatro, Cultura e Psicanálise” tem início com o módulo “O Aspecto Ficcional da Noção de Verdade em Freud”, onde os participantes utilizarão um caso clínico de Freud, de 1895, para acompanhar o desenvolvimento do pensamento que levaria à inauguração da psicanálise, em 1900.

O relato histórico da paciente, os fatos traumáticos que o tratamento pré-psicanalítico recupera e sua dimensão de fantasia e mentira reúnem os aspectos exemplares aos quais o curso pretende se voltar, a fim de dar destaque ao estatuto de verdade contido na ficção, matéria-prima do trabalho do ator.

Voltado para estudantes de teatro, atores, psicólogos, psicanalistas e interessados no campo das artes em geral, o curso “Teatro, Cultura e Psicanálise” pretende conceber o teatro como algo em transformação e que se autorrenova. “A ideia é problematizar e equacionar as questões fundamentais que implicam o sujeito contemporâneo e levar o participante a aproximar-se de suas indagações para, na sequência, tomar consciência de sua maneira peculiar de habitar o mundo”, comenta Zlotnic.

“Dando ênfase à necessidade de ‘ficcionalizar’ a própria história, como condição de deixar uma marca singular em suas criações, o participante será estimulado a desenvolver maior capacidade de escuta para o material que sua personagem desperta em si mesmo. Os diálogos com o realismo são evidentes”, revela o psicanalista.

Zlotnic possui graduação (1981) na Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), mestrado (1990) e doutorado (2002) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Fez pós-doutorado, entre 2007 e 2009, pelo Instituto de Psicologia da USP com pesquisa subsidiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). É psicólogo e psicanalista, com consultório particular desde 1981. Os seus temas de interesse e de investigação teórico-clínico são: Freud e a Psicanálise, Ferenczi, trauma, a técnica da psicanálise, diálogos entre a psicanálise e o campo das artes e metapsicologia da associação livre.

Os interessados no curso devem se inscrever até as 18h do dia 18/02 por meio do link. O curso será realizado às segundas-feiras, das 14h às 17h, com início em 14/03 e término em 02/05.

Acesse www.spescoladeteatro.org.br/difusao-cultural e saiba mais sobre a programação dos cursos de Difusão Cultural para o primeiro semestre de 2011.