Teatro Contemporâneo em Foco no Bate-Papo Online

Publicado em: 20/09/2011 |

O diretor teatral Marcelo Marchioro é o convidado do Bate-Papo Online desta semana, promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco neste portal, na quinta-feira (22), às 16h. O tema do debate será “A Visão de um Diretor sobre o Teatro Contemporâneo”.

Marchioro começou sua carreira artística aos 19 anos. Em 1976, participou de um curso de interpretação e direção ministrado por Antonio Carlos Kraide e, em 1978, manteve uma coluna sobre teatro e cinema para o jornal O Estado do Paraná. No ano seguinte, sua experiência fora dos palcos se estende até a direção de espaços culturais, sendo responsável pelo Museu da Imagem e do Som (MIS/Paraná), e o Teatro Guaíra, onde permaneceu até 1983.

Como diretor de teatro, recebeu o Troféu Gralha Azul, com os espetáculos “Do Outro Lado da Paixão” (Menção Honrosa 1986-1987); “Eu, Feuerbach” (1988-1989); “Sonho de uma Noite de Verão” (1991-1992); “Killer Disney” (1997) e “À Grega” (2000).

Marchioro também teve grande êxito, nas décadas de 80 e 90, com óperas que foram aos palcos do Teatro Guaíra, como “Tosca” e “La Bohème”, de Giacomo Puccini; “Il Barbiere di Siviglia” e “La Cenerentola” de Rossini. Pelo Teatro de Comédia do Paraná (TPC), também encenou a montagem “As Bruxas de Salém”, de Artur Miller.

Prestes a completar três décadas de atuação na cena teatral paranaense, recebeu, em 2004, a Medalha Comemorativa dos 50 anos do Guairinha. Seu trabalho mais recente foi a estreia, em 2010, da tragédia “Medeia”, inspirado na obra de Eurípides.

Para participar do Bate-Papo Online e integrar o debate sobre o teatro contemporâneo, basta acessar www.spescoladeteatro.com.br/chat no dia e horário marcados.

Bate-Papo Online com Marcelo Marchioro

Tema: “A Visão de um Diretor sobre o Teatro Contemporâneo”

Quando: Quinta-feira (22/9), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.com.br/chat