Teatro Contemporâneo é Tema do Bate-Papo Online

Publicado em: 09/08/2010 |

O convidado para o próximo Bate-Papo Online da SP Escola de Teatro é Alexandre Mate, professor do curso de graduação e de pós-graduação em teatro do Instituto de Artes – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. O debate será realizado na quinta-feira (12), às 16h, com o tema “Teatro Contemporâneo”.

Para Mate, a diversidade, o teatro épico e a semelhança com o teatro de rua caracterizam o Teatro Contemporâneo. “Este gênero teatral apresenta-se como um exercício da teatralidade explícita, seja em caixa preta, espaços alternativos ou na rua. É a espetacularização e a destruição de todos os padrões. Para parafrasear a afirmação dos dadaístas, é uma espécie de tudo ao mesmo tempo agora. Evidentemente, há múltiplos desdobramentos nesta rápida afirmação.”

Dentre os principais espetáculos que Mate dirigiu, constam: “Apareceu a Margarida”, de Roberto Athayde; “Os Fuzis da Senhora Carrar”, de Bertolt Brecht; “Cala Boca Já Morreu”, de Luís Alberto de Abreu; “O Encoberto”, de Natália Correia; “Miss Algrave”, de Clarice Lispector; “Baile-Brasil”, roteiro adaptado do filme “O Baile”, de Ettore Scola.

Mestre em Teatro pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Arte Dramática (ECA/USP) e Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Alexandre Mate foi coordenador da área de teatro da Prefeitura de Ribeirão Pires, orientador de grupos de teatro pelo projeto Ademar Guerra, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e colaborador da Vunesp na elaboração e revisão de provas para concursos e vestibulares.

Mate trabalhou também como roteirista e apresentador do segmento “Pintando o Sete”, do programa “Qual é o Grilo?”, exibido na Televisão Cultura de São Paulo. Participou, ainda, como debatedor, de inúmeros festivais de teatro nacionais e internacionais e atuou como Pesquisador do Centro de Estudos da Arte Contemporânea (CEAC) da Faculdade de Filosofia da USP.

Sobre o debate teatral que será realizado no site da SP Escola de Teatro na quinta-feira, o pesquisador afirma: “Penso que qualquer diálogo é importante, seja para esclarecer, provocar, complicar ou polemizar. A internet é uma ferramenta absolutamente contemporânea e importante”.

Participe. Você é o nosso convidado.

SERVIÇO:

Bate-Papo Online

Convidado: Alexandre Mate
Tema: Teatro Contemporâneo
Dia: 12 de agosto (quinta-feira)

(Foto: Augusto Paiva)