EN | ES

Teatro: A Quinta Arte

Publicado em: 30/04/2013 |

Se o Cinema é a Sétima Arte, que numeração o Teatro ocupa dentre as artes? A seção Ponto desta semana foi investigar e divide o que descobriu com você, caro leitor.

O termo Sétima Arte, usado para designar o cinema, foi estabelecido por Ricciotto Canudo no “Manifesto das Sete Artes”, escrito em 1912, mas publicado somente 11 anos depois, em 1923.

Originalmente, no tal manifesto de Canudo, a numeração se dava assim:

Primeira Arte: Arquitetura

Segunda Arte: Escultura

Terceira Arte: Pintura

Quarta Arte: Música

Quinta Arte: Dança

Sexta Arte: Poesia

Note que o Teatro nem aparece elencado aqui. A explicação, segundo o autor, é a de que se trata de uma manifestação que engloba as outras formas de arte, como dança, música, poesia..

Posteriormente, foram propostas outras formas de arte, umas mais outras menos consensuais, outras ainda que foram prontamente aceitas, como no caso da Nona Arte, que hoje em dia é uma expressão tão utilizada para designar o Desenho Animado como a Sétima Arte, para o Cinema.

Atualmente, a numeração das artes que publicamos abaixo é a mais consensual, sendo, no entanto, apenas indicativa, em que cada uma delas é caracterizada pelos elementos básicos que formatam a sua linguagem:

Primeira Arte: Música (som)

Segunda Arte: Dança/Coreografia (movimento)

Terceira Arte: Pintura (cor)

Quarta Arte: Escultura (volume)

Quinta Arte: Teatro (representação)

Sexta Arte: Literatura (palavra)

Sétima Arte: Cinema (integra os elementos das artes anteriores mais a Oitava Arte e, no cinema de animação, a Nona Arte).

Outras formas expressivas também consideradas artes e adicionadas à numeração proposta pelo manifesto:

Oitava Arte: Fotografia (imagem)

Nona Arte: Desenho Animado (cor, palavra, imagem)

Décima Arte: Jogos de Computador e de Vídeo (alguns jogos integram elementos de todas as artes anteriores somadas à Décima Primeira, mas, no mínimo, ele integra a Primeira, Terceira, Quarta, Sexta, Nona Artes, somadas à Décima Primeira, com a Terceira Geração dos Videogames)

Décima Primeira Arte: Arte digital (integra artes gráficas computadorizadas em 2D, 3D e programação).

Mas, pra quem, como nós, ama teatro, ele é a Primeira Arte, sem dúvida!

 

 

Texto: Majô Levenstein