Sucesso “Tchekhov É Um Cogumelo” tem apresentações online a partir de hoje (17)

Publicado em: 17/10/2023 | por: Guilherme Dearo

Cena de "Tchekhov é um Cogumelo", com as atrizes Michele Matalon, Helena Ignez e Djin Sganzerla.

Cena de “Tchekhov é um Cogumelo”, com as atrizes Michele Matalon, Helena Ignez e Djin Sganzerla. | Foto: Divulgação/André Guerreiro Lopes

De hoje (17) a 20 de outubro, o Estúdio Lusco-Fusco apresenta online a gravação de “Tchekhov é um Cogumelo”, que estreou em 2017 e teve temporadas de sucesso em São Paulo, Rio de Janeiro e Portugal. A peça pode ser conferida gratuitamente nesses quatro dias às 20h, por meio do link: https://www.youtube.com/@estudioluscofusco.

O espetáculo, dirigido por André Guerreiro Lopes, mescla teatro, dança, neurociência e música ao vivo para montar de forma original trechos do clássico “As Três Irmãs”, do autor russo Anton Tchekhov (1860-1904). A gravação foi feita pela diretora de fotografia Flora Dias e Anna Júlia Santos.

A encenação retrata a vida de três mulheres presas nas memórias de um tempo passado e acuadas por um mundo em transformação. Atrizes de diferentes gerações, Djin Sganzerla, Helena Ignez e Michele Matalon, criam um jogo cênico que embaralha os diversos tempos. Seriam elas as três irmãs ou a mesma mulher em três momentos da vida?

Helena Ignez é uma das conselheiras da Associação dos Artistas Amigos da Praça, a ADAAP, idealizadora e gestora desde 2009 da SP Escola de Teatro. Leia a entrevista que Ignez deu ao site da Escola.

Em uma síntese do clássico tchekhoviano, como uma espécie de haicai, a peça aborda temas como apatia, caos, medo e desejo de mudança, ecoando as contradições do tempo presente. Em cena, ainda estão presentes os dançarinos Samuel Kavalerski e Fernando Rocha, o cantor e ator Roberto Moura e o grupo musical Embatucadores.

Um dos pontos altos da montagem é a projeção de trechos de uma rara entrevista em vídeo concedida por Zé Celso para André Guerreiro e alguns colegas em 1995. Na ocasião, o diretor do Teatro Oficina conta sobre o processo criativo radical pelo qual o grupo passou em 1972 ao montar o mesmo texto de Tchekhov. E ainda relata como a experiência com substâncias alucinógenas permitiu a melhor compreensão da obra e resolveu desentendimentos estéticos entre os integrantes do grupo.

O espetáculo foi montado em 2017 no contexto das comemorações aos 10 anos de trajetória do Estúdio Lusco-Fusco. Na ocasião, foi indicado aos prêmios APCA (na categoria de melhor espetáculo) e Shell (de melhor música), além de ter sido eleito um dos três melhores daquele ano pelos críticos do jornal Folha de S.Paulo. O trabalho ainda foi apresentado no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo em 2018, em duas temporadas no Rio de Janeiro em 2018/19, no 42º FITEI no Porto, Portugal, além de outras cidades do Brasil.

Sinopse

Teatro, dança, neurociência e música ao vivo se encontram neste espetáculo para abordar de forma original a peça “As Três Irmãs”, de Anton Tchekhov, uma das obras primas da dramaturgia russa. Três mulheres cercadas por um mundo em intensa transformação atravessam uma jornada de surpresas, desencantos e esperanças. Em cena, o próprio diretor interfere de forma inusitada no espetáculo: vestindo um capacete de eletrodos, suas ondas mentais e pensamentos controlam luzes e sons durante a apresentação.

Direção, Concepção e Adaptação: André Guerreiro Lopes

Texto: extratos de “As Três Irmãs”, de Anton Tchekhov

Elenco: Djin Sganzerla, Helena Ignez, Michele Matalon, Samuel Kavalerski, Fernando Rocha e Robero Moura

Gravação: Flora Dias e Anna Júlia Santos

Cenário e Figurinos: Simone Mina

Direção Musical e Instalação Sonora: Gregory Slivar

Iluminação: Marcelo Lazzaratto

Assistente de Direção e Direção de Cena: Rafael Bicudo

Participação Especial: Grupo Embatucadores

Preparação de Canto e Músicas Tradicionais: Roberto Moura

Produção Executiva: Náshara Silveira

Direção de Produção: Djin Sganzerla – Mercúrio Produções Ltda.

Visagista: Patrícia Boníssima

Direção de Vídeo: André Guerreiro Lopes

Operação de Luz: Ricardo Barbosa

Operação de Som: Renato Garcia