EN | ES

Tchecov de carne e osso, com Arman Saribekyan

Publicado em: 09/06/2015 |

O ator Arman Saribekyan, do Théâtre du Soleil, está em São Paulo para ministrar a oficina “Tchecov de carne e osso”, no Sesc Bom Retiro, a partir de quinta-feira (11). A proposta é exercitar o jogo do ator a partir de seu corpo em cena, suas ações e sua fisicalidade, através de estudos das três principais obras de Anton Tchecov: “A gaivota”, “O jardim das cerejeiras” e “As três irmãs”.

A oficina terá na improvisação e na pesquisa física a principal ferramenta de trabalho para a compreensão dos personagens do autor russo, com o auxílio de tradução direta e simultânea de textos de sua contextualização cultural e, sobretudo linguística, do ponto de vista de alguém que nasceu e viveu nessa sociedade, que fala essa língua e que pode recorrer ao texto original.

O objetivo é redescobrir esse teatro que durante tanto tempo foi chamado de intelectual, psicológico, ignorando os aspectos cômicos e humanos tão presentes em cada um dos personagens na forma em que foram escritos (seu nome, sobrenome, modo de falar etc.).
 
Arman Saribekyan

É ator do Théâtre du Soleil desde o início de 2009, tendo participado do elenco de “Os náufragos da louca esperança”, em sua temporada francesa e em todas as turnês internacionais.

Nascido na Armênia, que nessa época fazia parte da União Soviética, deu os primeiros passos em cena na pura tradição do teatro russo, em uma outra república soviética: a Ucrânia, onde os pilares do ensino e da prática teatrais eram e continuam sendo Stanislavski, Meyerhold e Vakhtangov, que se alimentavam das obras de Tchecov, Gogol, Gorki e outros grandes nomes da literatura russa.

Formou-se no Atelier-Studio do Teatro Nacional da Juventude (TNJ) de Zaporojié, na Ucrânia, e mais tarde na Escola Internacional de Teatro Béatrice Brout, em Paris.

Trabalhou com diretores como Vitaly Denissenko, Dmittro Lazorko, Guenady Fortous e Alexandre Belozub, em espetáculos como “Il est bien tard, M. Lautrec…”, “Hiroshima, meu amor”, “Vinte minutos com um anjo” e “A Festividade”, seu primeiro trabalho com um texto de Tchecov.

Serviço:
“Tchecov de carne e osso”, oficina com Arman Saribekyan
De 11 a 14/06 (quinta e sexta, das 18h30 às 20h30; sábado, das 10h30 às 18h30; e domingo, das 10h30 às 17h30)
Indicado para atores, pesquisadores, estudantes e interessados em teatro acima de 14 anos
Inscrições na Central de Atendimento, Sala de Oficina  
Grátis

Sesc Bom Retiro (Alameda Nothmann, 185)
Mais informações: (11) 3332-3600