TBT: Relembre o espetáculo As Velhas, com Maria Alice Vergueiro e o grupo Pândega, em cartaz na SP Escola de Teatro em 2014!

Publicado em: 07/04/2022 |

No TBT desta quinta-feira, 7,  relembramos a residência artística que a atriz e diretora Maria Alice Vergueiro realizou na sede Roosevelt da SP há exatos 8 anos! Mais especificamente destacamos o período de tempo na qual a artista, junto com seu grupo teatral Pândega,  cumpriu curta temporada na Instituição, com apresentações da peça As Três Velhas, do dramaturgo chileno Alejandro Jodorowsky.

Dirigida pela própria Maria Alice, que também integrou o elenco junto com Luciano Chirolli e Danilo Grangheia, a peça conta a história de duas mulheres marquesas decadentes que, já muito idosas, vivem na miséria, em uma mansão arruinada. Além de tudo isso, elas ainda são constantemente vigiadas pela rígida Garga (Maria Alice Vergueiro), até uma fatídica noite, na qual segredos assombrosos são revelados transformando completamente a vida dos personagens. Mesclando riso e tragédia, As Três Velhas foge ao tradicionalismo, tendo sido caracterizada pelo próprio autor como ‘um melodrama grotesco’.

Na época, a vinda da peça para a SP foi icônica, o grupo Pândega foi a primeira companhia teatral no mundo a encenar o espetáculo e, antes de chegar à escola, a montagem já havia sido prestigiada em diferentes cidades do Brasil e até no exterior, em festivais cubanos. Em 2014, a apresentação marcou a história da escola, promovendo um encontro entre Maria Alice Vergueiro e Jodorowsky, dois expoentes da cena teatral que, contemporâneos, possuíram significativa atuação no teatro vanguardista. Segundo o grupo, uma das principais inspirações foi inclusive o consagrado e prestigiado filme cult ‘Santa Sangre’, dirigido pelo autor chileno.

Maria Alice Vergueiro

Maria Alice, que além de atriz assina a direção de seus espetáculos, também foi fundadora do Grupo de Teatro do Ornitorrinco, ao lado dos diretores Cacá Rosset e Luiz Roberto Galízia. Foram mais de 50 anos de vida artística. Conhecida no teatro paulistano como a dama do underground, esteve presente em algumas das mais instigantes montagens teatrais dos últimos 40 anos, entre elas: “O rei da vela”, dirigida por José Celso Martinez Corrêa; “Mahagony songspiel”, por Cacá Rosset; “Electra com creta”, por Gerald Thomas; “Mãe Coragem”, por Sérgio Ferrara; e “Katastrophé”, por Rubens Rusche.

Grupo Pândega de Teatro

A companhia foi fundada em 2009 por Maria Alice Vergueiro, Fábio Furtado e Luciano Chirolli, mais tarde entraram Danilo Grangheia, Carolina Splendore e Elisete Jeremias. Em 2010, estrearam nos palcos paulistanos, ao lado de Pascoal da Conceição, e montaram “As três velhas”, do chileno Alejandro Jodorowsky. A estreia deu início a uma turnê de sucesso que levou o universo peculiar de Jodorowsky não só a São Paulo, em 2010, como também, nos anos seguintes, ao Rio de Janeiro, Brasília, Londrina, Florianópolis, Fortaleza e Recife, além da participação em festivais de Cuba. Após essas turnês, o Pândega presenteou o público de SP com o retorno de As Três Velhas no Galpão de Folias e no Centro Cultural São Paulo, e participou do Festival Ibero-Americano de Teatro no Memorial da America Latina, incorporando ao elenco o premiado ator Danilo Grangheia (APCA em 2010), contracenando com Luciano Chirolli (Shell de Melhor Ator em 2010), em As três velhas. Em 2014, mais cinco cidades paulistas receberam o espetáculo e pediram a volta da peça à capital paulista.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Peça “Um Lugar Chamado Amor” estreia em 5 de abril na SP Escola de Teatro

Notícias | 27/ 03/ 2024

Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo é celebrado no dia 27 de março