TBT: Relembre Fábio Porchat conduzindo a aula Inaugural na SP Escola de Teatro

Publicado em: 18/11/2021 |

No TBT de hoje vamos rememorar a presença de uma figura excepcional na cena brasileira na SP: Fábio Porchat. Em 2014 o segundo semestre letivo foi iniciado com uma aula inaugural desse ilustre convidado.

Naquele dia, Fábio conversou com os estudantes sobre a importância de se abrir artisticamente. Ele contou que nunca quis ser ator, mas quando ingressou na Casa de Artes das Laranjeiras, conheceu diversos artistas que se tornaram posteriormente seus parceiros profissionais. Além disso ele comentou um pouco sobre a sua relação com a escrita, e revelou como descobriu-se roteirista.

O humorista também compartilhou suas referências, ressaltou a importância dos meios digitais, principalmente a internet. Ele questionou junto com os aprendizes qual o limite do humor e desenvolveu uma análise sobre o tema através da ótica do Grupo Porta dos Fundos, o maior canal de humor do Brasil, do qual ele foi um dos idealizadores.

Fábio Porchat

Seu primeiro trabalho foi “Infraturas” (2005/2006), peça composta por suas próprias esquetes. Na televisão, seu trabalho como roteirista inclui “Zorra total”, “Junto & misturado”, “Os caras de pau” e “Esquenta”. Atuando na televisão, foi apresentador do programa “De perto ninguém é normal”, na GNT, em 2008. Na TV Globo, integrou o elenco de “Junto & misturado”, em 2010; interpretou o personagem Junior em “A grande família”; e foi protagonista, juntamente com Miá Mello, na série “Meu passado me condena”, no Multishow, com duas temporadas completas.

É autor de diversas peças teatrais: “Faz sentido”, “Olho de boneca”, “Elas morrem no fim”, “Calabouço” e “Velha é a mãe” (encenada em diversas cidades do Brasil, 2º lugar no concurso promovido pelo CCBB/RJ, em 2006). No mesmo ano, seu esquete “O crítico” ganhou o Prêmio do Júri Popular, no Salão Carioca de Humor

Em 2012, juntamente com Ian SBF, Gregório Duvivier, João Vicente de Castro e Antônio Tabet, fundou a produtora de vídeos Porta dos Fundos, cujo canal no Youtube tornou-se um fenômeno de audiência e de inscrições em menos de um ano de existência – são 9.500.000 inscritos e 1.100.000.000 de visualizações. A produtora também criou o canal Fundos da Porta, para exibição dos “making of” dos vídeos e lançou o Backdoor, com os vídeos legendados, exclusivamente para o mercado internacional.

Notícias | 16/ 04/ 2024

Cursos de extensão de Cinema Queer e Dança são abertos na Unidade Roosevelt

Notícias | 16/ 04/ 2024

Edições Sesc lançam livro da fotógrafa Lenise Pinheiro que retrata o Festival de Teatro de Curitiba