TBT: Relembre a palestra do ator Ailton Graça na SP Escola de Teatro em 2017!

Publicado em: 17/03/2022 |

No TBT desta quinta-feira, 17, relembramos o dia em que a SP Escola de Teatro teve o prazer de receber um dos grandes expoentes da cultura nacional: Aílton Graça!

O evento aconteceu em 2017, e os estudantes ficaram emocionados com a oportunidade de conhecer esse importante nome das artes cênicas do Brasil. Nascido em São Paulo, Graça contou que foi criado na favela ‘Vergueiro’, uma das maiores do Brasil e já foi fiscal de lotação, feirante e servidor público antes de ator profissional.

Diretor e dramaturgo Gerald Thomas ministra palestra na SP Escola de Teatro para estudantes do curso técnico

O ator, palhaço e sambista falou sobre sua infância, a descoberta do teatro e do circo, o ingresso na TV, sua militância negra na arte, e relembrou suas passagens pelo Circo Picadeiro, e no CPT, de Antunes Filho.

Ele revela que, como era uma criança inquieta, foi no teatro da escola que encontrou a calmaria e também começou a estudar circo, onde descobriu o palhaço Benjamin de Oliveira – uma das suas grandes referências na vida artística.
Graça relatou ainda uma situação onde sofreu violência policial, e que através de um exercício teatral, conseguiu superar o episódio.

Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC) oferece workshops, oficinas e palestras gratuitas sobre comédia e palhaçaria entre 19 e 27 de março; confira!

Ele também deu dicas para os estudantes de como construir um personagem dentro da estrutura oferecida pelos diretores/dramaturgos e até extrapolando essa. O ator explicou o quanto é importante a liberdade na relação com o autor do texto nesse processo criativo:

“Enquanto está no texto é papel, só vai se tornar um personagem a partir do momento que nós o criarmos. Esse é um trabalho que é feito em conjunto com o diretor e com os outros colegas de cena.”

Notícias | 25/ 04/ 2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia