TBT: Relembre a palestra de Aderbal Freire Filho na SP Escola de Teatro em 2017

Publicado em: 21/04/2022 |

Há cinco anos a SP Escola de Teatro recebeu uma presença ilustre da cena teatral brasileira: Aderbal Freire Filho!

O diretor prestigiou a escola com uma palestra especial aos estudantes do curso técnico em teatro. O artista, que além de ser consagrado no universo das artes cênicas, foi um dos conselheiros da Associação dos Artistas Amigos da Praç (ADAAP), organização gestora da instituição.

Na introdução, Aderbal pontuou que a palestra era sobre utopia e distopia, duas ideias que, apesar de aparentemente opostas, estão interligadas. Naquele contexto, o assunto era muito especial, pois distopia era um dos tema dos experimentos cênicos do semestre.

Para ilustrar sua explanação, o artista apresentou dois vídeos com trechos de seu programa Arte do Artista, da TV Brasil. A partir disso, Aderbal explicou aspectos importantes desse conceito que permeavam o conteúdo exibido. Em seguida, chegou-se a conclusão de que a arte tem um vetor utópico muito forte, portanto, o teatro também é naturalmente utópico. Sobre isso, o diretor comentou:

“A arte é um dos lugares mais férteis de resistência da utopia porque é por meio dela que criamos outras realidades”.

Aderbal Freire-Filho

Aderbal Freire Filho

Nascido em Fortaleza, Freire-Filho formou-se em Direito, mas, à época, já flertava com o teatro. Ao mudar-se para o Rio de Janeiro, em 1970, estreou em “Diário de um Louco”, de Nikolai Gogol, como ator. De lá para cá, integrou equipes de mais de 40 peças, além de ter feito participações pontuais em séries televisivas. No cinema, esteve em “Juventude” (2008) e “Paixão e Acaso” (2012), ambos de Domingos de Oliveira. Além disso, Freire-Filho apresentou o programa Arte do Artista, na TV Brasil, pelo qual recebeu profissionais das artes cênicas para papos informais. Também esteve à frente da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), organização por meio da qual luta para regular a profissão de dramaturgo.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador