Tati Miiller, estudante egressa de Iluminação da SP, fala de seu trabalho no Teatro Municipal de São Paulo e como é a área para mulheres

Publicado em: 14/12/2022 |

Tati Miiller | Foto: Divulgação

Tati Miiller é estudante egressa do curso técnico de Iluminação da SP Escola de Teatro e atualmente é iluminadora do Teatro Municipal de São Paulo.

Além de sua formação pela Escola, a técnica de luz também é palhaça formada na Escola de Palhaços do Circo de Dona Bilica e atriz pela Escola de Atores d’Os Bruxos da Corte. Em 2016, ela recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante por #FamiliaReunidaNaGuerra e já foi indicada como melhor atriz por Os Bitchos Saltimbancos em 2017.

Confira como foi o encerramento do curso de Extensão Cultural Eutonia: Consciência Corporal para Artistas

Em entrevista concedida exclusivamente à comunicação da SP Escola de Teatro, a artista conta que entrou no Municipal em 2018 como estagiária e foi efetivada neste ano de 2022. Segundo ela, a instituição de ensino foi fundamental abrindo as portas nesse campo mais técnico das artes do palco e também para conseguir o cargo no importantíssimo teatro paulistano.

Tati também fala sobre as dificuldades de ser mulher nessa área dando dicas de como vem se desdobrando para lidar com equipes tão diversas.

Confira a entrevista:

Por ser estudante egressa do curso de iluminação da SP Escola de Teatro, para você qual a importância dessa linha de estudo?

Para mim, a SP teve um papel fundamental neste campo técnico, porque antes eu trabalhava com o teatro, mas eu trabalhava como atriz. A SP abriu as portas para eu entrar como técnica e também entrar no Teatro Municipal de São Paulo, então ela tem um papel importantíssimo na minha vida de técnica, na minha vida profissional e na minha entrada no mercado de trabalho em São Paulo.

Qual conselho você daria para quem quer entrar nesta área específica das artes do palco?

O conselho, nem posso chamar de conselho, mas uma dica para quem começa a estudar, principalmente na área técnica e para quem entra na SP, é sobre a questão que me pegou quando eu cheguei em São Paulo desse trabalho técnico sendo mulher. Para mim foi muito difícil e todos os dias é um pouco difícil me colocar nesse lugar de técnica aqui nesse espaço também, trabalhando com uma equipe muito diversa. Então todos os dias, meio que a gente é colocada a prova e todos os dias você precisa se reafirmar e se desdobrar para mostrar além do seu trabalho como profissional.

Quais dificuldades você encontra no seu dia a dia por ser mulher nesta área?

Tem esse olhar crítico sobre você ser mulher, sobre você ter uma estética específica, sobre você não ser tão forte e sobre você talvez não ser tão capaz de trabalhar como técnica nesse lugar, na luz. Então se você for mulher, bem vinda, me procure, vamos trocar figurinhas e não aceite nunca que alguém te fale que você não consegue fazer certas coisas por ser mulher, como subir numa escada ou carregar três refletores, não que você precise provar alguma coisa, mas você sabe do que você é capaz.

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia