Tairone Porto, artista convidado do curso de Cenografia e Figurino, ministra aula sobre maquiagem natural

Publicado em: 20/04/2023 |

Foto colorida mostrando a turma de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro com o artista convidado Tairone Porto

O artista convidado Tairone Porto ministra aula sobre “Processo de construção de maquiagem natural” no curso de Cenografia e Figurino no primeiro semestre de 2023 | Foto: Comunicação/Adaap

Na última sexta-feira, 14 de abril, aconteceu na sede Brás da SP Escola de Teatro a finalização das aulas sobre o “Processo de construção de maquiagem natural”, ministradas pelo artista convidado Tairone Porto do curso de Cenografia e Figurino.

A partir da apresentação dos materiais para a aplicação da maquiagem social e artística, a formação se iniciou com o intuito de estabelecer um ponto de partida comum entre todos, independente do conhecimento e das habilidades individuais com a maquiagem.

Com base na pesquisa do módulo do semestre, o formador fez aos estudantes algumas provocações para que, a partir disso, eles elaborassem um conceito e o apresentassem de forma materializada na maquiagem, com livre inspiração e execução.

O processo de pesquisa individual permitiu criar um espaço para a elaboração e o desenvolvimento dessas explorações, direcionando a aprendizagem de cada estudante do curso. Com esse avanço, foi possível destacar o universo criativo mobilizado pelos estudantes, de forma a pensarem em soluções estéticas para o trabalho ao longo do semestre.

Na aula final, Tairone Porto apresentou a maquiagem a partir de materiais naturais, os quais reiteram as origens da maquiagem e visam ampliar seu repertório criativo e material. A maquiagem foi abordada no curso como elemento principal do visagismo, trazendo também em perspectiva o cabelo e os adereços que o compõem, assim como o colo, que juntos formam o quadro do visagismo.

A formação proposta pelo artista convidado não integrou aplicações específicas, mas pretendeu apresentar uma perspectiva histórica, política e social sobre a maquiagem, para que a realização artística e conceitual do projeto tenha uma profundidade de elaboração estética, reflexiva e crítica.

A linha de estudo de Cenografia e Figurino abrange o estudo das cenografias de áreas como cinema, televisão, exposições, eventos, entre outras. As aulas teóricas e práticas são complementadas por meio de contato com diversos profissionais experientes do setor.

+ Abertas as inscrições para workshop internacional “Looking for Andy”, na Sede Roosevelt

Confira a galeria de fotos:

Foto colorida mostrando uma estudante fazendo maquiagem em outra estudante. A maquiagem tem a cor amarela, com contorno preto e detalhes em branco e rosa.

Foto colorida mostrando uma estudante fazendo maquiagem em outra estudante. A maquiagem tem as cores rosa e branca e possuem um desenho de borboleta na região dos olhos.

Foto colorida mostrando uma estudante do curso de Cenografia e Figurino com a maquiagem nas cores rosa e branca e com o formato de borboleta na região dos olhos.

Foto colorida mostrando uma estudante do curso de Cenografia e Figurino fazendo maquiagem nela mesma enquanto olha um espelho.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais