SP TransVisão: conscientização e celebração da diversidade

Publicado em: 30/01/2014

A Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco serviu, nesta semana, mais do que nunca, como um palco para a diversidade e a conscientização acerca das diferenças.

 

O responsável por isso é o SP TransVisão II – Semana da Visibilidade de Travestis e Transexuais, evento gratuito promovido pela SP Escola de Teatro em parceria com a Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB – SP); a Associação Brasileira de Transgêneros (Abrat); a Associação Brasileira de Homens Trans (ABHT); o P.E.G. – Projeto Expressões de Gênero; o Mundo T-Girl; a Coordenadoria da Diversidade; a Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, da Secretaria de Estado da Cultura; o Museu da Diversidade; a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania; o Centro de Referência da Diversidade (CRD), e o Governo do Estado de São Paulo.

 

Desde segunda-feira (27), a programação do evento vem atraindo bastante público interessado no debate acerca da diversidade sexual com mesas de discussão e atividades artísticas, como espetáculos teatrais, exibição de filmes, shows e a exposição fotográfica “O ‘T’ da Questão”, de Eduardo Moraes. Nomes como os diretores de teatro Nelson Baskerville e Rodolfo García Vázquez, o cartunista Laerte Coutinho e o ator, diretor e dramaturgo Ivam Cabral – que também é diretor executivo da Instituição – participam das ações.

 

Nelson Baskerville, Léo Moreira, Rachel Rocha, Rodolfo García Vázquez e Laerte Coutinho em debate (Foto: André Stéfano)

 

E as atividades ainda não acabaram. Pelo contrário, quem vier à Sede Roosevelt da Escola hoje e amanhã (31) poderá acompanhar várias delas.

 

Hoje, às 19h, uma mesa de discussão levantará opiniões acerca do tema “Trans emprego”. Os participantes serão Ivam Cabral, Reinaldo Bulgarelli e mais um representante do site TransEmpregos, e a mediação será feita por Janaína Lima e Brunna Valin. “O sapato de Aristeu”, filme de Luiz René Guerra, ainda será exibido ao público.

 

Já amanhã (31), Thiago Teixeira Sabatine, Paula Beatriz de Souza Cruz e Flávia Araújo vão debater o tema “Escola e identidade de gêneros” em uma mesa de discussão mediada por Heloísa Alves. A noite de sexta-feira acabará com um show especial de Renata Peron. 

 

“O objetivo do SP TransVisão, que está em sua segunda edição, é abrir espaço para o debate sobre a tolerância e a diversidade. Os temas propostos geram fascínio, opiniões diversas e, também, muita polêmica. Com o evento, esperamos abrir mais os olhos e o coração da população de São Paulo sobre a cultura e o universo trans”, afirma Ivam Cabral. 

 

Ações em prol da diversidade

O SP TransVisão teve sua primeira edição em janeiro do ano passado. A programação contou com mesas de discussão, documentário, peça de teatro e performances, além da exposição “Muriel Visível”, de Laerte Coutinho.

 

Espetáculo “Lou & Leo” (Foto: André Stéfano)

 

Numa atitude pioneira, desde sua fundação, a SP Escola de Teatro também reserva os cargos de suas recepcionistas a travestis e transexuais.

 

O reconhecimento por ações como essas veio no ano passado, quando a Escola foi contemplada com o 13º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, outorgado pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), pelo “exemplar protagonismo para a promoção dos direitos humanos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”.

 

 

PROGRAMAÇÃO:

Exposição: O “T” da Questão

Durante toda a semana

 

 

30/01 (quinta-feira)

 

19h | Mesa de discussão: “Trans emprego” 

 

Participantes: Ivam Cabral, Reinaldo Bulgarelli e mais um representante do site TransEmpregos

Mediação: Janaína Lima e Brunna Valin

 

21h | Atividade artística

Sessão do filme: “O sapato de Aristeu” de Luiz René Guerra 

 

 

 

31/01 (sexta-feira)

 

19h | Mesa de discussão: “Escola e identidade de gênero”

 

Participantes: Thiago Teixeira Sabatine, Paula Beatriz de Souza Cruz e Flávia Araújo

Mediação: Heloísa Alves

 

21h | Atividade artística 

Show de Renata Peron

 

 

Serviço

SP TransVisão II – Semana da Visibilidade Trans

Quando: Até 31/01, a partir das 19h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação 

Tel.: (11) 3775-8600

Grátis

 

 

Texto: Felipe Del