SP promove debate sobre os desafios e soluções encontradas na produção do filme As Cadeiras, gravado na pandemia

Publicado em: 19/10/2022 |

Foto: Divulgação

A Pequena Central de Produções Artísticas, produtora do projeto As Cadeiras, e a SP Escola de Teatro realizam na próxima sexta-feira, 21, o debate cujo tema é Desafios e soluções em tempos de pandemia: A criatividade da produção cultural, na sede Roosevelt da SP. A mesa debatedora será composta por Fernando Libonati e Gustavo Ferreira, mediada por Rodrigo Barros, colaborador da SP. Para participar é preciso preencher este formulário.

O contexto do debate será o filme As Cadeiras, do diretor Fernando Libonati, baseado na peça homônima de um ato do dramaturgo Eugène Ionesco. Marco Nanini e Camila Amado interpretam um casal de idosos, os dois com a idade por volta dos 90 anos, que moram em um farol onde o velho é o zelador. Esquecidos ali e sem receber visitas, decidem que naquele dia o velho finalmente fará o pronunciamento que mudará a humanidade ou pelo menos o que resta dela. Sem grandes cenários ou locações, o público é convidado a embarcar nesta história, conduzidos pelo magistral jogo de cena provocado pelos dois atores e pelo texto de Ionesco.

Com a incerteza de quando seria possível reencontrar o público, Nanini, Camilla, Fernando e a equipe começaram a fazer leituras e ensaios virtuais em 2020 e, com o prolongamento da pandemia, resolveram que apresentariam a obra em dois formatos: ao vivo e gravado. Filmaram o espetáculo no turbulento janeiro de 2021. O espelho entre a ficção e a realidade era inevitável, ao encenar este clássico do Teatro do Absurdo que fala justamente sobre incomunicabilidade, com dois personagens isolados em uma ilha. O resultado é o “Teatro na tela”, em que, através de recursos do audiovisual e um texto universal, a história é contada com o que há de mais precioso no teatro, que são os intérpretes. Ambientado em um farol, numa ilha qualquer do planeta, ‘As Cadeiras’ coloca em cena um casal de idosos que espera ansiosamente por seus convidados para no momento certo revelar a uma plateia imaginária sua mensagem ao mundo. É quando os dois deixam aflorar alienação, isolamento, solidão, tédio e uma busca desesperada para entender a humanidade.

O debate será composto pelos seguintes temas:

• Desafios e soluções em tempo de Pandemia. A criatividade de produção.
• Orçamento e captação: Leis de incentivo, Lei Aldir Blanc, Recursos próprios.
• Ensaios x COVID, Teatro ao Vivo x Teatro Gravado.
• Abrindo caminhos, como transformar o resultado final em um produto com maior visibilidade e atingir um público maior para conhecer As Cadeiras.
• Comercialização, formato escolhido para lançamento mantendo as características das apresentações teatrais.
• O que aprendemos até agora com essa experiência única.

Processo Seletivo: prorrogadas as inscrições até 20 de outubro do curso técnico da SP Escola de Teatro

Debatedores:

Fernando Libonati
Sócio da Pequena Central de Produções Artísticas, Fernando Libonati há mais de 25 anos contribui para a cultura do Brasil, sendo responsável pela realização de inúmeros projetos emblemáticos e de grande relevância artística. Produziu espetáculos que fazem parte do imaginário do brasileiro como “Uma noite na lua”, O Burguês Ridículo, e “A morte de um caixeiro viajante”, “Pterodátilos”, entre muitos outros. No cinema, produziu “Do começo ao fim”, direção de Aluizio Abranches, “Irma Vap – O Retorno”, direção de Carla Camurati e o curta metragem “Zero”, de Sacha Bali. É também responsável pela idealização e programação dos Espaços Galpão Gamboa, premiado centro cultural localizado na Zona Portuária e do Reduto localizado em Botafogo espaço múltiplo em seu formato reunindo arte, gastronomia e tendência.

Gustavo Ferreira
Graduado em Bacharel com Licenciatura em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi e especialização em Produção Cultural, na mesma universidade. Como ator, foi dirigido por nomes relevantes, entre eles Norival Rizzo, Helder Mariani, Guilherme Sant’Anna, Simoni Boer e Brian Penido. Em 2003, entra para a Companhia de Teatro Os Satyros onde participa do elenco de vários espetáculos como “Cidadão de Papel”, “Hipóteses para o Amor e a Verdade”, “Cabaret Stravaganza”, “Vestido de Noiva”, ”Pessoas Perfeitas”, “Pessoas Sublimes”, “Pessoas Brutas”, “Cabaret Fucô”, “Mississipi”, “A Arte de Encarar o Medo”, “As Mariposas”, entre outros, todos com direção de Rodolfo García Vázquez. Já foi indicado pelo seu trabalho como ator ao Prêmio Aplauso Brasil e duas vezes constou na lista de melhores do ano do Blog do Arcanjo, além de fazer temporada internacional em países como Suécia, Cuba e China. Dirigiu diversos espetáculos, entre eles, “Gaveta D´Água” e “Uma Canção de Amor”. No cinema, atuou no longa “Hipóteses para o Amor e a Verdade” e produziu o filme “A Filosofia na Alcova”. . Encabeça, desde 2007, a coordenação geral do evento cultural Satyrianas, que ocorre anualmente e abriga mais de 600 atividades.O festival de artes dura 4 dias, e é apresentado para um público estimado de 50 mil pessoas. A Satyrianas foi agraciada com os prêmios APCA, Shell de Teatro, Arcanjo de Cultura e Aplauso Brasil. Desde 2010 integra o time de colaboradores da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco na função de Produtor Cultural.

Serviço:

Data: 21/10/2022
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Roosevelt, 210.
Mesa composta por: Fernando Libonati (diretor e produtor) e Gustavo Ferreira (Ator e produtor – Companhia de Teatro Os Satyros)
Mediador: Rodrigo Barros.
Para confirmar sua presença, preencha o formulário.

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões