SP Online: aula e bate-papo com o crítico e pesquisador Jefferson Del Rios

Publicado em: 08/12/2014

 

Com a intenção de difundir conhecimento acerca de temas relevantes para a cultura e a arte, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco dá início ao SP Online deste ano com um profissional consagrado no cenário teatral brasileiro: o jornalista, crítico e pesquisador Jefferson Del Rios.

 

O SP Online funciona da seguinte maneira: a Escola disponibiliza em seu canal do Youtube uma aula, entrevista ou palestra com profissionais de vasta experiência na área artística. Os internautas podem assistir e depois tirar suas dúvidas com o próprio convidado, em um bate-papo online realizado alguns dias após a divulgação do vídeo.

 

Dessa forma, na próxima quinta-feira (11), às 16h, Jefferson Del Rios participa da conversa virtual no portal da Escola. O tema é a produção teatral de São Paulo. “Qual é o teatro que temos e que fazemos em São Paulo hoje?”, ele questiona.

 

“A produção paulistana de teatro é um fenômeno que ainda está sendo estudado, porque hoje a temporada é maior que a de Buenos Aires e é quase do tamnaho da de Nova Iorque, se não for maior que a de Paris”, observa. 

 

Assista ao vídeo, envie suas perguntas para info@spescoladeteatro.org.br e participe da conversa na quinta-feira para conferir a resposta do convidado.

 

O participante

Jefferson Del Rios Vieira Neves, mais conhecido apenas como Jefferson Del Rios, nasceu em Ourinhos, interior de São Paulo, em 4 de novembro de 1943. É jornalista e crítico teatral com aperfeiçoamento no Centre de Formation des Journalistes, França.

 

Como repórter, redator, editor, correspondente no exterior e crítico tem longa atuação na imprensa paulista (Folha de S.Paulo, IstoÉ, O Estado de S. Paulo, Novos Estudos-Cebrap, Valor Econômico, BRAVO!).

 

Foi professor visitante do Conservatório Nacional de Lisboa, Portugal. Em 1976, recebe o Prêmio Gil Vicente, da Fundação Calouste Gulbenkian, pela sua atividade crítica. Em 1983 ocupa o cargo de Diretor da Divisão de Artes Cênicas do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Também foi assessor de projetos especiais do Memorial da América Latina, em São Paulo.

 

Em 1995, faz a curadoria da exposição sobre o diretor argentino Victor Garcia, que percorre, posteriormente, as cidades de Buenos Aires, Córdoba e São Miguel de Tucumán, na Argentina, Lisboa, em Portugal, e Cádiz, na Espanha.

 

Apresentou o programa de entrevistas teatrais Estúdio Brasil, na TVA. É professor de Jornalismo Cultural na Faculdade Cásper Líbero.

 

É autor das publicações: “Ourinhos – Memórias de uma cidade paulista” (1992, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo); “Bananas ao vento. Meia década de cultura e política Em São Paulo” (Editora Senac São Paulo, 2006); “Melhor Teatro – Juca de Oliveira” (Global Editora, 2006); “Crítica teatral. Vol. I. Coleção Aplauso Críticas” (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010); “Crítica Teatral. Vol. II. Coleção Aplauso Críticas” (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010); e “Victor Garcia – a vida sempre em jogo” (Edições Sesc/SP, 2013).

Relacionadas:

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS