SP Escola de Teatro volta às aulas com palestra de Aderbal Freire-Filho

Publicado em: 24/01/2017 |

Aderbal Freire-Filho

A SP Escola de Teatro retorna às aulas neste sábado, 28 de janeiro, com uma presença pra lá de especial: o diretor teatral Aderbal Freire-Filho dá palestra sobre aos aprendizes da Instituição, ingressantes e veteranos. O papo é o último evento a ocupar a garagem da sede da Escola na rua Marquês de Itu, que será transferida para o Brás.

Nascido em Fortaleza, Freire-Filho formou-se em Direito, mas, à época, já flertava com o teatro. Ao mudar-se para o Rio de Janeiro, em 1970, estreou em “Diário de um Louco”, de Nikolai Gogol, como ator.

De lá para cá, integrou equipes de mais de 40 peças, além de ter feito participações pontuais em séries televisivas. No cinema, esteve em “Juventude” (2008) e “Paixão e Acaso” (2012), ambos de Domingos de Oliveira.

Atualmente, Freire-Filho apresenta o programa Arte do Artista, na TV Brasil, no qual recebe profissionais das Cênicas para papos informais. Ele também está à frente da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (Sbat), organização por meio da qual luta para regular a profissão de dramaturgo.

Tradições

Como ocorre semestralmente, os aprendizes ingressantes vão participar de dois rituais que já são tradição na SP Escola de Teatro. Após conhecerem os coordenadores e formadores da Instituição, eles recebem ingredientes para a produção de pães. Trata-se de uma metáfora do teatro de grupo: o trabalho, feito em conjunto, gera uma obra, assim como os ingredientes se misturam para formar o pão.

Depois disso, os ingressantes ganham azulejos para fazer pinturas livres. Depois de prontas, as peças são colocadas nas paredes da Escola, como uma forma de simbolizar o pertencimento do aprendiz à Instituição. Quando formados, os artistas têm seus nomes gravados em uma placa de metal, que também fica exposta na Escola.

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia