SP Escola de Teatro sedia performance e oficina de Ciça Ohno

Publicado em: 13/04/2015 |

A performer e poetisa Ciça Ohno e o Núcleo Fu Bu Myo realizam duas atividades na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta semana: a oficina “Introdução ao corpo sensível” e a performance “Fugaku”. Integradas ao projeto “Rio adentro”, ambas são gratuitas e abertas ao público.

A oficina acontece na quinta-feira (16), das 14h às 20h, e é voltada a interessados na pesquisa de arte fubaku. São vinte vagas, ao total, sendo dez para aprendizes da Escola e as outras dez para o público geral. A seleção será feita por ordem de inscrição, que deve ser feita diretamente pelo seguinte telefone: (11) 4704-3334.

Já a performance terá duas sessões, uma no sábado (18), às 20h, outra no domingo (19), às 18h, na busca por uma “arte dos ventos”.

Sobre a artista

Maria Cecília Ohno é brasileira, de descendência japonesa, nascida em 1966, artista no corpo, poeta, aprendiz de cerâmica, orientadora corporal e cênica, mestre em artes com a dissertação “A arte no corpo”, graduada em artes corporais na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e coordenadora da Casa do Vento – sede do Jardim dos Ventos.

Desde a infância sua formação abrange vários campos de arte – diversas danças, instrumentos musicais, pintura, poesia, cerâmica, coral cênico e teatro. Após a graduação, residiu no Japão durante três anos, onde estudou butoh com Kazuo Ohno e seu filho Yoshito; noh com Osamu Kobayakawa, da Tessenkai Escola Kanze; seitai-ho e do-ho com Masanori Sasaki e Toshi Tanaka, onde fundamentou seu caminho de vida e arte. Participou dos encontros com performers e dançarinos japoneses no Parque Inogashira. Iniciou-se na prática do zen – zazen. Trabalhou como modelo vivo em escolas de arte e realizou workshops de desenho e dança.

Em 1994, retornou ao Brasil e desde então se dedica na implantação de seitai-ho e do-ho nas terras brasileiras, criando diversas atividades voltadas ao desenvolvimento sensível do corpo e atuando na criação cênica e literária.

Entre suas principais performances estão: “Iki – Respiração”, “Tabibito – Viajante”, “Velho lago”, “Caminho da lua”, “Lua nova”, “Moc Ka Do”, “Jardim de brisa”.

Como poeta escreveu o livro de haicai “Quando todas as folhas caem”, contemplado no edital de Primeira Publicação de Livro – Proac 2011, editado pelo núcleo Fu Bu Myo In em 2012 e publicado pela Escrituras Editora em 2013.

Oficina “Introdução ao corpo sensível”

Quando: Quinta-feira (16), das 14h às 20h

Inscrições: (11) 4704-3334