SP Escola de Teatro se torna ponto de coleta de doações para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Publicado em: 07/05/2024 | por: Ethieny Karen

Água e itens de limpeza e higiene são prioridade para ajudar moradores afetados pelas enchentes. Foto: Amanda Perobelli/Reuters

As chuvas torrenciais que assolam o Rio Grande do Sul desde 29 de abril provocaram 90 mortes e afetaram 388 dos 497 municípios do estado. Cerca de 204,3 mil pessoas tiveram que sair de suas casas. Destas, 48,2 mil estão em abrigos, enquanto 156 mil estão desalojadas, conforme os dados do boletim mais recente da Defesa Civil do Estado, divulgado na manhã desta terça-feira, 7 de maio.

Durante esse período, órgãos públicos, organizações sem fins lucrativos, artistas e a comunidade se juntaram para ajudar desamparados pelas enchentes. A SP Escola de Teatro se junta a essa corrente e transforma as duas unidades (Roosevelt e Brás) em pontos de coleta de doações, como: itens de higiene pessoal, higiene a seco, roupas, sapatos, alimentos de cesta básica e água.

Doações podem ser feitas na unidade Brás e Roosevelt da SP Escola de Teatro. Foto: Divulgação SP Escola de Teatro.

O governo do Rio Grande do Sul reativou a conta “SOS Rio Grande do Sul”, que foi utilizada no ano passado também em decorrência de alagamentos ocorridos nos municípios gaúchos.

Os interessados em doar dinheiro podem fazer transferência para a chave Pix com o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica): 92.958.800/0001-38. Lembrando que, quando realizarem a transferência, confirmar que o banco é: “Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul)”.

Neste canal oficial de doações, os recursos serão destinados para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades afetadas. A gestão e fiscalização dos fundos doados serão conduzidas por um Comitê Gestor, liderado pela Secretaria da Casa Civil do Estado, e sujeito a auditoria por representantes do poder público local e organizações de assistência social.

Além deles, os Correios de São Paulo também recebem doações de cestas básicas, material de higiene, produtos de higiene pessoal, água potável e roupas.

Artista se mobilizam para ajudar o RS

O ator Carmo Dalla Vecchia uniu forças com o Fundo Positivo, uma organização dedicada à sustentabilidade e apoio a organizações que atuam na área do HIV/AIDS, para oferecer auxílio às vítimas por meio de doações via Pix diretamente à organização.

Taís Araújo, Juliana Paes, Monique Alfradique, Ivete Sangalo, Bruno Gagliasso, Tainá Müller, Xuxa e entre outros também estão divulgaram iniciativas para doações de dinheiro e itens para os Pix da “SOS Rio Grande do Sul”, CUFA (Central Único das Favelas) e para uma ONG de resgate de animais do RS.
Além delas, outros famosos como Badin, o ex-BBB Matteus, Whindersson Nunes, Viih Tube são alguns dos nomes que conseguiram arrecadar R$ 44,2 milhões de reais para os desabrigados.

O que pode doar:

Alimentos não perecíveis: arroz, feijão, massa, farinhas, azeite, açúcar, etc.

Alimentos prontos: água potável, barra de cereais, café solúvel, leite, bolacha, pão, bebidas prontas sem necessidade de refrigeração, geleia, manteiga e assemelhados.

Fraldas e absorventes.

Material de limpeza: esfregões, água sanitária, vassouras, panos, sabonete, pasta e escova de dentes.
Roupa de cama e banho: Lençol, cobertores, mantas e toalhas. Além de colchões novos ou em boas condições.

Alimento para animais: Ração para gatos e cachorros.

Doações em Dinheiro

SOS Rio Grande do Sul

Nome da conta: SOS Rio Grande do Sul

Chave Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38

Central Única das Favelas (CUFA)

Nome da conta: CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS

Chave Pix: [email protected]

Fundo Positivo

Chave Pix: 21.830.217/0001-07

Nome da conta: Fundo Positivo

Resgate de animais

Chave Pix:  [email protected]

Nome da conta: Deise Falci de Castro

Doação de materiais

Pontos de Coleta

SP Escola de Teatro – Unidade BrásEndereço: Av. Rangel Pestana, 2401 – Brás, São Paulo – SP, 03001-000

Horário de funcionamento: 9:00 às 18:30

SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 210 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01302-000

Horário de funcionamento: 9:00 às 18:30

Fundo Social de São Paulo (FUSSP)

Endereço: Avenida Marechal Mário Guedes, 301 – Jaguaré, São Paulo – SP, 05348-010

Horário de funcionamento: 8h às 17h. Também é possível entregar doações em qualquer um dos 241 postos Poupatempo da capital, Grande São Paulo, Baixada Santista, Litoral norte e interior. E as agências dos Correios do estado de São Paulo.

Itaú Cultural faz programação gratuita para a Virada Cultural

Veja como foi o lançamento do livro Entre Almanach 2024 na SP Escola de Teatro