SP Escola de Teatro representada na Suécia

Publicado em: 12/05/2015 |

O Departamento de Atuação da Universidade das Artes de Estocolmo recebeu dois profissionais da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco em seus cursos. Rodolfo Garcia Vazquez, coordenador do curso regular de Atuação, e Marcio Aquiles, coordenador dos intercâmbios, ministraram um curso com os alunos inscritos no módulo “Técnicas Avançadas de Interpretação em Cinema”.

Rodolfo García Vázquez e Marcio Aquiles com os alunos no final do curso. (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

A proposta de ensino de ambos incluiu a aplicação de modelos pedagógicos da SP Escola de Teatro nas aulas lecionadas na Suécia. Os alunos trabalharam com dois elementos chaves do sistema da nossa Escola: o operador, modo por meio do qual as técnicas e conteúdos são trabalhados, sendo geralmente um pensador; e os materiais de trabalho, que funcionam como um tema e encaminham as investigações.

O operador foi o livro “Amor Líquido – Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos”, de Zygmunt Bauman, e o material foram depoimentos dos alunos sobre o amor na sociedade contemporânea. O curso incluiu aulas sobre atuação, história da ficção, escrita de roteiro e culminou com a apresentação de dois projetos produzidos, filmados e editados pelos alunos. O primeiro constituiu-se de um documentário com os depoimentos sobre o amor e o segundo foram três curtas-metragens baseados nessas histórias.

Alunos editando seus curta-metragens (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

A SP Escola de Teatro tem uma parceria com a Escola de Artes Dramáticas de Estocolmo (Stockholm Academy of Dramatic Arts) que prevê intercâmbios de alunos e professores no Brasil e na Suécia promovido pelas duas instituições e com o apoio do programa Linnaeus-Palme, que financia a parceria.