EN | ES

SP Escola de Teatro recebe programação do Satyrianas no feriado

Publicado em: 31/10/2017 |

Uma programação especial de Artes Cênicas, Gastronomia e Cinema movimenta o feriadão na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. A instituição ligada à Secretaria da Cultura do Estado é um dos palcos da 18ª edição do festival Satyrianas, que será de 2 a 5 de novembro.

Mais de 400 atrações integram o evento criado pela Cia. Os Satyros, que ocupa espaços no entorno da praça Roosevelt e no Centro da capital. A abertura, na quinta-feira, às 18h, é com uma roda de samba gratuita do Acadêmicos do Baixo Augusta na sede do bloco, na Consolação.

A SP Escola de Teatro recebe atividades como o 11º Dramamix, com cenas curtas escritas especialmente para o festival, e o Dramas Paralelos, em que os estudantes de dramaturgia da escola escrevem textos ao vivo durante três horas.

Com o tema “Porque Somos Baldios”, neste ano o festival discute a democratização dos espaços públicos da cidade de São Paulo. Entre a sua programação estão apresentações de teatro, dança e música, leituras dramáticas, exibição de filmes e performances. A lista completa está disponível no site www.satyrianas.com.br. Os ingressos para o festival funcionam no formato pague quanto puder.

Desde 2009, o Satyrianas faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo, incluído através da Lei 13.750. O festival também rendeu à Cia. Os Satyros, em 2007, o Prêmio Especial da Crítica da APCA, e, em 2013, o Prêmio Shell de Inovação.

CENTRO

Três novos teatros recebem a programação do Satyrianas, em 2017: o Galpão do Folias, a sede da Cia. Pessoal do Faroeste e o Teatro de Contêiner, da Cia. Mungunzá.

O polo, chamado de Luz, contará com espetáculos e eventos musicais. A Cia. Os Satyros, por exemplo, apresenta na região as peças “Pink Star” (dia 3/11, às 20h00, no Folias) e “120 Dias em Sodoma” (dia 4/11, às 19h30, no Pessoal do Faroeste). Já a Cia. Mungunzá recebe a peça “Rei Lear” (de 2 a 5/11, às 21h00), dirigida por Moacir Chaves, e a festa Je Treme Mon Amour (dia 4/11, a partir das 23h59), uma homenagem aos cabarés “beira-de-estrada e rebolados do terceiro mundo”, ao som de lambadas, bregas e arrochas. As atrações fazem parte da Ocupação Pernambuco, que acontece no espaço até 5 de novembro.

BAIXO AUGUSTA

O Acadêmicos do Baixo Augusta, maior agremiação do Carnaval de rua de São Paulo, participa pela primeira vez do Satyrianas. É na recém-inaugurada sede do bloco, em frente à Praça Roosevelt, que as atividades do festival têm início, com uma roda de samba na quinta-feira (2).

“Ficamos muito felizes com a parceria do Baixo Augusta. Além de ser um dos símbolos do nosso Carnaval, o bloco vem se somar à pluralidade da Roosevelt”, frisa o ator Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro e fundador da Cia. Os Satyros. “O Satyrianas é a festa de boas-vindas que nós, da praça, fazemos para o Baixo Augusta”, afirma.

OUTRAS ATIVIDADES

Walcyr Carrasco – Vencedor do Shell de Melhor Autor (2003), a peça “Êxtase”, escrita por Walcyr Carrasco, ganha remontagem da Cia. Satélite, apresentada no dia 2/11, às 19h30, na SP Escola de Teatro. O texto aborda questões das drogas e da dependência química.

Feminino – O sótão da sede da Cia. Pessoal do Faroeste recebe “Solo que Luzia”, fragmento do espetáculo “Curare” no dia 2, às 21h00. A peça vai até o ano de 2084 para imaginar uma sociedade em que o empoderamento feminino está em seu auge: as mulheres dominam o mundo.

Cinema – A SP Escola de Teatro recebe as sessões de cinema da programação do festival. Entre os filmes exibidos estão os longas-metragens “Prova de Coragem” (2015), estrelado por Mariana Ximenes e Armando Babaioff, no dia 4/11, às 13h; e “Hipóteses para o Amor e a Verdade” (2015), de Rodolfo García Vázquez, no dia 3/11, às 15h40.

Internacional – Já a performer croata Vesna Mačković apresenta o trabalho “Diferente Eu, Diferente Você” (“Different Me, Different You”), que propõe uma reflexão sobre as diversidade de vozes e linguagens, que distanciam e ao mesmo tempo criam conexões entre as pessoas.

circle

Onde: Nos teatros do entorno na Praça Roosevelt e no Centro da cidade

Quando: de 2 a 5/11

Quanto: Pague quanto puder




Relacionadas:

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

SAIBA MAIS