SP Escola de Teatro recebe espetáculo de dança Avoapé em sua retomada ao presencial

Publicado em: 09/11/2021 |

Avoapé. Foto: Natalia Mascarenhas

A SP Escola de Teatro, por meio de sua Extensão Cultural, recebe Avoapé, espetáculo de dança híbrida e poesia com direção de Rodrigo Alcântara, aluno egresso da instituição.

O espetáculo em cartaz na sexta (12) e sábado (13) às 20h e domingo (14) às 18h, aborda os desafios da pandemia e da vida do trabalhador brasileiro em mais um episódio de desamparo e adversidades sociais. Limite de 50 pessoas.

Além das apresentações, o Coletivo Diário oferece oficina gratuita “Deusas em Diáspora” com Rodrigo Alcântara no sábado (13) às 18h, antes do espetáculo das 20h.

O curso é limitado a 20 participantes e as inscrições podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1My4SVWJfS4HOw9IToMY91KheMlXGB4yi9aMihYTjmz_0bQ/viewform

O projeto dá continuidade a pesquisa cênica Diário de Um Certo Artista, realizada pelo grupo em 2019. A obra de 2021 é um aprofundamento de uma cena Currículo, pertencente ao projeto anterior. A montagem é uma reflexão profunda sobre os caminhos que se abrem e se fecham para os que não possuem o que é exigido pelo “sistema”.

Avoapé nasce e se potencializa a partir das colaborações artísticas periféricas, contando com trilha sonora de Clarianas e atuação dos bailarinos Terená Kanouté, Nayara Romana, Sofia Serafim e Ricardo Januário.

Avoapé- Divulgação

Protocolos

Todos devem utilizar máscaras, fazer uso do álcool em gel disponível nas dependências da escola e apresentar o comprovante de imunização, seja com as duas doses ou dose única, ao chegar no estabelecimento.

Sinopse

Com a pandemia, a burocratização e o não acesso se potencializam. Os caminhos que já eram estreitos se tornam ainda mais doloridos. Assim o profissional deixa seu antigo currículo de lado para rascunhar novas habilidades e vivências. Profissionais esses que se redescobrem para transformar o antigo e se adaptar ao novo normal. Resistindo, lutando e enfrentando.

Entre folhas, flores e tropeços, Rodrigo segue trilhando os caminhos que reivindica para todes nós e clamando por Njila, pelas Yabás, por suas ancestrais vivas e por seus irmãos de terra. Entre agonias e pandemias, o artista segue dançando de dentro de casa, das ruas e dos terraços. E nos espaços entre artistas independentes, as poéticas se unem para alcançar o que não seria possível sozinho. O artista, então, trilha seu caminho, um pé atrás do outro, até voltar a alçar voo.

Direção Geral: Rodrigo Alcântara

Evento: Espetáculo de dança Avoapé
Data: 12, 13 e 14 de novembro
Horários: Sexta e sábado às 20h, e domingo às 18h