SP Escola de Teatro realiza oficina na Ocupação Nove de Julho

Publicado em: 28/11/2023 | por: Ethieny Karen

A SP Escola de Teatro oferece aulas de iniciação teatral para moradores da Ocupação Nove de Julho. Foto: João Martins.

A SP Escola de Teatro oferece aulas de iniciação teatral para moradores da Ocupação Nove de Julho. | Foto: João Martins.

A SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidade, finalizou nesta segunda-feira (27) a última oficina de iniciação teatral para moradores da Ocupação Nove de Julho de 2023. Estiveram presentes cerca de 20 crianças e adolescentes.

João Martins, analista de projeto da Escola, destaca a importância da instituição construir parceria com os moradores da ocupação. “Compreendemos que as pessoas que residem em ocupações e estão envolvidas no movimento por moradia enfrentam diversos processos de exclusão. Por isso, o trabalho com arte e cultura torna-se muito importante,” ressalta ele.

A Ocupação Nove de Julho representa uma iniciativa do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), que busca assegurar o direito à moradia. Além de ser um local de residência, a ocupação foi concebida como um espaço dedicado não apenas à habitação, mas também à promoção de atividades formativas e debates relacionados à busca por condições dignas de moradia.

Os estudantes-bolsistas da Escola envolvidos nas oficinas são Gabriel Higor (Direção), Jacqueline da Silva (Atuação) e Nicholas Cotrim (Cenografia e Figurino).

Sobre o Programa Oportunidades

O Programa Oportunidades tem o compromisso de estabelecer articulações entre a arte e a comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. A principal ação do Programa é a concessão de bolsas-auxílio, chamada Bolsa-Oportunidade, a qual é destinada aos estudantes matriculados no Curso Técnico e que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que no caso dessas oficinas, serão realizadas por meio da elaboração de projetos sociais e culturais.”

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024