EN | ES

SP Escola de Teatro realiza fórum sobre direitos da população LGBT

Publicado em: 06/12/2018 |

A SP Escola de Teatro, ligada à Secretaria da Cultura do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), realiza no próximo dia 15 de dezembro o seu 1º Fórum de Direito e Diversidade. O evento discute questões de cidadania e legislação ligadas a gênero e sexualidade. Com entrada gratuita, a programação começa às 9h30 e acontece na Universidade São Judas, campus Paulista, próximo à estação Paulista do metrô. Para participar basta preencher um formulário online.

A partir de um recorte jurídico, o Fórum de Direito e Diversidade conta com convidados de diferentes áreas de atuação: do campo artístico, da militância LGBT e do espaço acadêmico. Entre eles estão representantes do coletivo Revolta da Lâmpada, Centro de Referência e Defesa da Diversidade, Casa 1 e Conselho Regional Serviço Social ABC (Cress-ABC).

“Este evento é um espaço para se discutir, do ponto de vista legal, as questões de gênero e sexualidade que estão em voga, os direitos que precisam ser preservados, o que o estado democrático de direito permite que os políticos façam”, exemplifica o ator e advogado Carlos Eduardo Witter, um dos organizadores do Fórum. Winter é orientador do grupo Generosidades – desenvolvido por estudantes dos cursos regulares da SP Escola de Teatro e bolsistas do Programa Kairós –, responsável pela programação.

“Oriento o Generosidades há 5 anos. Começamos com um trabalho artístico ligado às pessoas trans que trabalham na Escola, e foi ampliando para discutir questões de gênero e sexualidade. Depois a gente entendeu que o grupo deveria ser um lugar de estudo, que propagasse e investigasse saberes sobre este tema. E aí dentro desta proposta fizemos um glossário, um fanzine e, neste semestre, o fórum”, conta Winter.

Lista de convidados:
Tatiana Aguiar
Carlos Eduardo Witter
Priscila Souto
Du Santos (Revolta da Lâmpada)
Luis Arruda (Revolta da Lâmpada)
Cátia Kim (Revolta da Lâmpada)
Ricardo Vos (Cress-ABC)
Thiago Amparo
Newton Pereira
Felipe Daier (Centro de Referência e Defesa da Diversidade e Casa 1)
Rachel Rocha
Juliana Leandra Maria Nakamura Guillen Desgualdo

Confira a programação:
9h30 –Apresentação do Coral Uni(di)verso, com Larissa Furtado, Stephanie Tayar, Camila Mendonça, Júlio Leote, Deivid Alves, Cleber Moraes, Tiago Valente, Cristiano Belarmino e Gabriel Cruz. Direção Musical: Charles Yuri
10h às 12h – Mesa sobre o Estado Democrático de Direito e as questões LGBT
13h às 15h – Palestras sobre as questões jurídicas criminais, civis e trabalhistas envolvendo a aplicação da legislação vigente e do direito comparado
15h às 16h – Grupo de estudos sobre Violência Digital
16h – Encerramento​

 




Relacionadas:

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

SAIBA MAIS

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 04/ 2024

Ausculta Coletiva, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”

SAIBA MAIS