SP Escola de Teatro realiza 9ª edição da semana da visibilidade de travestis e transexuais

Publicado em: 26/01/2021 |

A Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), que administra a SP Escola de Teatro, convida todes, todas e todos a participar da 9ª edição da SP TransVisão, que acontece entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro. A iniciativa celebra a diversidade e o respeito que a instituição tem com as pessoas trans.

Essa é uma ação da Adaap em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa , com a Secretaria de Justiça e Cidadania e com o apoio de grupos e entidades de luta pelos direitos humanos.

Devido à pandemia de Covid-19, em 2021 o evento será digital e transmitido pelo Youtube e Facebook da SP Escola de Teatro.

Neste ano, o tema do projeto é Distanciamento Social: Uma Trans realidade – A pandemia passa, o preconceito não! e ativistas, pesquisadores, intelectuais, artistas, profissionais da saúde e outras personalidades importantes na luta LGBTQIA+ marcarão presença. A programação conta com palestras, bate-papos, apresentações artísticas, espetáculos, ações sociais e homenagens.

SELO DIVERSIDADE

Em novembro de 2019, a Adaap, organização social que gere a SP Escola de Teatro, recebeu o “Selo da Diversidade 2020”, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania na categoria LGBTI. O título se deve ao projeto “Programa de Empregabilidade de Trans e Travestis” e ao evento anual “SP Transvisão: Semana de Visibilidade Trans”, ambos desenvolvidos pela associação.

Lançada em 2013, em uma iniciativa inédita, a SP TransVisão – Semana da Visibilidade Trans reúne há 9 anos debates, exposições, filmes, teatro e performances.

Desde o início da SP Escola de Teatro, as vagas da recepção foram destinadas exclusivamente a travestis e transsexuais.

“ As colaboradoras fazem muito pela Escola, somos muito gratos a elas. Eu acredito que o problema da inserção de travestis e trans no mercado de trabalho é um problema humano. Ao longo desses anos, ouvimos belas histórias, mas eu já vi e ouvi outras bem tristes, por isso é importante que todos e todas se comprometam com essa luta”, afirma Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.

Confira a programação da 9ª edição da SP Transvisão dos dias 29, 30 e 31 de janeiro e 1ª , 2 e 3 de fevereiro:

SEXTA-FEIRA, 29 de janeiro

17h – Abertura com Brenda Oliver, Ingrid Soares, Kimberly Luciana Dias e Marcia Dailyn.
Homenagem às pessoas trans que partiram vítimas da Covid-19, com homenagem especial à Bruna Valin e Amanda Marfree.

17h – Jantar Afeto e Música
Distribuição de marmitas e kits de higiene, além de disponibilizar banheiros na sede da SP Escola para higiene.
Ação realizada pela Translúdica – Loja Colaborativa
Distribuição na Praça Roosevelt e Praça da Sé

17h30 – Intercâmbio Transvisão
Convidades: Renata Taylor (Belém – PA) e Raicarlos Durans (Marituba – PA)

19h – Mesa de discussão Transparentalidade
Convidades: Cibele Lascala, Fe Maidel, Leonardo Medeiros e Rachel Rocha. Mediação de Daniel Veiga.

21h- Ação artística: Espetáculo Teatral –  Teaser Divas Florescer

SÁBADO, 30 de janeiro

17h – Intercâmbio Transvisão
Convidades: Regininha (Maria Regina- Rio Grande – RS) e Silvia Reis (Boa vista – RR)

19h – Mesa de discussão Políticas Públicas para Visibilidade Trans
Convidades: Caroline Iara (Bancada Ativista), Samara Sosthenes (Quilombo Periférico)
Mediação: Brenda Oliver

21h – Ação artística
Espetáculo teatral Entrevista com Phedra, com a história da diva trans cubana Phedra D. Córdoba (1938-2016), escrito por Miguel Arcanjo Prado, com Marcia Dailyn e Raphael Garcia. Direção de Robson Catalunha e Juan Manuel Tellategui
Local: SP Escola de Teatro Digital – Sympla
Ingressos: Grátis ou R$ 25 (contribuição voluntária aos artistas)
Retirar ingressos na Sympla

DOMINGO, 31 de janeiro

17h – Intercâmbio Transvisão
Convidades: Sellena Ramos (Salvador – BA)
Mediação: Flávia Araújo

18h – Mesa de discussão: Acolhimento
Convidades: Alberto Silva (Casa Florescer), Jaciana Batista (mãe), Regiane Abreu (Mães pela Diversidade)
Mediação: Fernanda Kawani Custodio

20h – Exibição do Documentário “Limiar” de Coraci Ruiz
Local: SP Escola de Teatro Digital – Sympla
Retirar ingressos na Sympla

SEGUNDA-FEIRA, 1º de fevereiro

17h – Intercâmbio Transvisão
Convidades: Luisa Lamar (Cuiabá – MT)

19h – Mesa de discussão: Empregabilidade
Convidades: Daniela Andrade, Joseph Kuga, Yasmin Vitória e Raphael Pagotto
Mediação: Heloísa Alves

TERÇA-FEIRA, 2 de fevereiro

17h – Intercâmbio Transvisão
Convidades: Symmy Larrat e Neon Cunha (São Bernardo do Campo – SP)
Mediação: Millena Wanzeller

19h- Mesa de discussão – Experiências representativas e de empregabilidade no serviço público
Convidades: Arthur Cardoso, Cássia Azevedo e Emanoel Henrique Lunardi Ferreira.
Mediação: Luiz Fernando Uchôa

QUARTA-FEIRA, 3 de fevereiro

20h – Prêmio Claudia Wonder
Premiades: Casa Chama, Casa Florescer, Eloína dos Leopardos, Erika Hilton, Léo Paulino e Mariana Munhoz