SP Escola de Teatro promove encontro internacional sobre o ensino da cenografia

Publicado em: 01/03/2013 |

Entre os dias 11 a 16 de março, acontece o Palco SP – Encontro Internacional sobre o Ensino da Cenografia, organizado pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em sua Sede Roosevelt (Praça Roosevelt, 210, Centro, São Paulo), um encontro inédito no Brasil dentro dos moldes da pedagogia da cenografia e arquitetura de cena.

Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de março, no portal https://www.spescoladeteatro.org.br/palcosp. As inscrições são gratuitas

O evento reúne os mais importantes profissionais nacionais e internacionais da área, vindos dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Nigéria, Japão, Suécia, Nova Zelândia. Na ocasião, público e palestrantes debatem temas como a cenografia, iluminação, áreas técnicas do teatro e o ensino cenográfico contemporâneo.

“Pela primeira vez no âmbito da América Latina a cenografia e seu ensino são discutidos por representantes de todos os continentes. A cenografia brasileira está em festa no mês de março. A SP Escola de Teatro promove o maior encontro já acontecido no Brasil que discutirá a cenografia, iluminação cênica e o ensino dessas áreas por todo o mundo. Todos os continentes aqui representados mergulharão numa profunda reflexão sobre o assunto”, comenta J.C. Serroni, curador do encontro.

Além do próprio Serroni, entre os palestrantes nacionais estão, Joaquim Gama (SP Escola de Teatro – SP) Daniela Thomas, Simone Mina, André Cortez, José de Anchieta, Carla Vilardo (Spectaculu – RJ); Lorena Peixoto (Teatro Castro Alves – BA), Ronald Teixeira (UFRJ – RJ).

Já a delegação internacional conta com Kazue Hatano (Japão), Peter Mckinnon (Canadá), Eric Fielding (E.U.A.), Sam Trubridge (Nova Zelândia), Osita Okagbue (Nigéria), Ian Herbert (Reino Unido), Sara Erlingsdotter (Suécia), Peter Claes Hellwing (Suécia).

“O fórum, assim como a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, tem caráter multidisciplinar. Ou seja, como na Escola, onde um aprendiz de Direção acaba sendo impelido a trocar experiências com um aprendiz de Figurino, por exemplo, no fórum, embora o tema central seja a Cenografia, ele vai abranger todas as áreas que estão intrinsecamente ligadas a ela, como a Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco”, explica Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro e completa. “E assim como acontece na nossa Escola, quando há esse diálogo constante e intenso, surge a troca de experiências, que gera o conhecimento, novas descobertas, enfim, o progresso da arte.”

O Palco SP – Encontro Internacional Sobre o Ensino da Cenografia surgiu após sugestão de J. C. Serroni – que é um dos colaboradores (América do Sul e Central) do “World Scenography” -, em se fazer o próximo encontro de cenografia em São Paulo. Assim, toda a equipe de profissionais propôs a SP Escola de Teatro a promover um evento mundial de cenografia.

Na semana que antecede o evento, entre os dias 04 ao dia 11 de março, será oferecido um workshop sobre figurino teatral ministrado pela figurinista e cenógrafa japonesa Kazue Hatano, que resultará numa apresentação performática no dia de abertura do evento. Será uma semana de ensino prático dirigido a aprendizes da Escola, cujo objetivo está relacionado com a construção de figurinos com materiais alternativos como papel e outros recicláveis.

O grupo de profissionais do “World Scenography”, anualmente se reúne para articular o trabalho que os seus editores realizaram ao longo dos últimos anos. Trata-se de um trabalho de pesquisa focado em discutir a atividade cenográfica mais relevante e inovadora surgida nos cinco continentes, desde 1975. Com o primeiro volume do livro já editado “World Scenography 1975-1990”, os editores preparam o lançamento da próxima edição (1990-2005). No último encontro desta equipe no Japão com a presença de profissionais gabaritados foram proporcionadas algumas palestras, ministradas pelos mesmos, sobre os próprios trabalhos e o que é realizado em suas áreas em seus países.

“Um dia sonhei ser cenógrafo, e hoje sou. Um dia prometi a mim mesmo ajudar a mudar os rumos da cenografia brasileira e estou conseguindo! Não só, é claro! Muito se tem feito por ela. Mas, hoje, com a SP Escola de Teatro, estamos dando mais um passo. O fórum internacional de cenografia e seu ensino pelo mundo que agora acontece, é sem duvida um grande acontecimento que fortalece a todos: cenógrafos, técnicos, iluminadores, arquitetos, aprendizes e  todos aqueles que lutam por um teatro maior”, afirma Serroni.

Por fim, o encontro dará visibilidade a jovens cenógrafos, que terão participação ativa no evento através de rodas de conversa e discussões. O principal objetivo do Palco SP é projetar o ensino da cenografia e áreas correlatas para a esfera mundial, onde a SP Escola de Teatro levará o testemunho do Brasil e da América Latina. Com este evento serão fortalecidos laços entre escolas do Canadá, Estados Unidos da América, Grã Bretanha, Japão, Nova Zelândia, Suécia e Nigéria.

Palco SP – Encontro Internacional Sobre o Ensino da Cenografia

Vagas: 100 – preenchimentos por ordem de inscrição*

Data: 11 a 16 de março

Classificação:

Local: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Endereço: Praça Roosevelt, 210 – Centro

Inscrições: Gratuitas, aqui e pelo e-mail [email protected]

Mais informações: (11) 3775-8600

*Haverá telão para o público acompanhar o evento no saguão da Escola. Sujeito a lotação.