SP Escola de Teatro oferece curso presencial e gratuito de perna de pau com Guilherme Awazu

Publicado em: 20/08/2021 |

Guilherme Awazu, artista circense e referência em pesquisa de perna de pau em São Paulo, é o orientador do novo curso presencial e gratuito Pernas de Saracura  na SP Escola de Teatro. O curso promovido pela Extensão Cultural da SP acontece de 30 de agosto a 29 de setembro, com inscrições até esta SEGUNDA-FEIRA, 23 de agosto!. Inscreva-se aqui!

Do esporte para a arte

Educador físico de formação e ex- atleta de muay thai, Guilherme Awazu traz a disciplina adquirida nos anos na prática da modalidade para a arte circense através do uso das pernas de pau.

“Busco o foco do desenvolvimento do ser artístico e venho de uma disciplina e da fisicalidade das artes marciais. Trouxe tudo isso para a vivência na arte e no circo.  Trazendo um pouco do esporte para o circo”, afirma o artista, que também é arte-educador.

Pesquisador de perna de pau e criador do método Saracura

Guilherme teve o primeiro contato com o circo através de um estágio durante a faculdade de educação física e nunca mais se distanciou da arte. Passou alguns anos aprendendo sobre circo com a tradicional família de acrobatas circenses Fratelli, começando a dar aulas logo depois. Hoje pesquisa o método Saracura com a artista Rachel Monteiro.

O método Saracura é desenvolvido pela Truque Baião de 2 e é baseado em três elementos: biomecânica, posturologia e psicomotricidade. Enxergando o indivíduo em três alicerces, sendo eles: o motor, afetivo e cognitivo. Onde um ponto interfere no outro e se complementam.

“Tudo nasceu da vontade de dar um salto mortal. Hoje me vejo mais como arte educador, do que como um educador físico. E hoje um artista. A perna de pau foi o meu primeiro contato com o circo. Desde então seguimos construindo história e desenvolvendo um método”, comenta Awazu.

Ele também é um dos fundadores da Trupe Baião de 2, integra o grupo Protagonistas, além de fazer parte do Coletivo Circense do Bixiga e marcar presença no Encontro Mundial de Pernas de Pau.

Quando: De 30 de agosto a 29 de outubro de 2021

Abertura online via plataforma Zoom: 30 de agosto (segunda-feira), das 9h às 11h. Demais encontros sempre às sextas, das 10h às 12h e das 13h às 15h na Unidade Brás

Local: Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
Público: Interessados acima de 18 anos. 25 vagas
Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo.

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 11 a 23 de agosto
Aprovados: 26 de agosto
Matrícula online: 27 de agosto

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19: Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro  (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para Marie Ikonomidis – [email protected]

Notícias | 18/ 04/ 2024

“Ausculta Coletiva”, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”

Notícias | 18/ 04/ 2024