EN | ES

SP Escola de Teatro no Festival de Berlim

Publicado em: 22/01/2013 |

 

E a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco amplia, mais uma vez, suas fronteiras e vai a… Berlim. Isso mesmo. Se não toda a Escola, mas uma parte dela estará muito bem representada na mostra competitiva Generation 14plus, que integra a programação paralela do 63º Festival Internacional de Cinema de Berlim de 2013, de 7 a 17 de fevereiro. Explica-se: quatro aprendizes da Instituição foram escalados para estrelar o curta-metragem brasileiro “O Pacote”, que foi selecionado para a mostra: Jefferson Brito, de Direção, e Victor Monteiro, Thaís Oliveira e Priscila Gomes, todos do curso de Atuação.

Além deles, outros aprendizes de Atuação participaram do grupo do elenco de apoio: Erik Moura (ex-aprendiz), Bruna Paula de Moraes, Véver Bertucci (ex-aprendiz), Gustavo Campinas Brausteinn, Juliana Aparecida Spadot e Nayara Tosin Rocha. E os de Humor: Luiz Fernando de Araújo, Thainan Bartolomeu Fresneda. Alexandre Zampieri e Conceni Paulina Pereira dos Santos.

Produzido pela Aurora Filmes, o curta-metragem “O Pacote” aborda conflitos adolescentes, que são levados ao extremo quando a paixão se depara com um delicado dilema. Ambientado na Zona Norte de São Paulo, o filme conta a história de Leandro, um rapaz muito sensível, de 16 anos, que passa a frequentar uma nova escola na periferia. Já no primeiro dia de aula, conhece o impulsivo Jefferson e sua turma. Com o passar do tempo, os dois jovens ganham intimidade e decidem ficar juntos. O futuro do relacionamento é abalado quando Jefferson revela que é soropositivo. Diante da novidade, Leandro fica confuso e decide se afastar. A partir daí, ele terá de decidir se segue em frente, ou não, com o relacionamento.

A trama tem direção de Rafael Aidar e ganhou o Prêmio Estímulo ao Curta-metragem 2011, da Secretaria da Cultura. Aos interessados, o filme será exibido na Haus der Kulturen der Welt Kino 2, nos dias 12, 13 e 15 de fevereiro, respectivamente, às
11h, às 20h15  e às 14h. Portanto, se estiver em Berlim…

“Foi uma experiência maravilhosa tanto para nós quanto para eles”, diz Beatriz Carvalho, produtora do curta, que emenda: “O filme está lindo e, agora, torcemos para fazer bonito em Berlim”.  “Parcerias desse tipo são sempre muito bem-vindas aqui na Escola. É muito bom ver nossos aprendizes sendo inseridos no mercado e ainda de maneira tão promissora. Estou realmente muito orgulhoso”, vibra Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.

A colunista Heloisa Tolipan, do Jornal do Brasil, escreveu sobre o curta-metragem “O Pacote” em seu blog. Leia
aqui.

 

Texto: Majô Levenstein