SP Escola de Teatro lança edição 10 da Revista A[L]BERTO

Publicado em: 10/05/2024 | por: Guilherme Dearo

SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), lança em 28 de maio de 2024 a edição número 10 da revista A[L]BERTO, referência na reflexão teatral do País.

Após publicar oito números e um especial de dramaturgia entre 2011 e 2015, a Escola retomou o projeto, lançando a edição 9 em fevereiro e a edição 10 agora. A revista sai pelo Selo Lucias, projeto editorial da Escola que lança diversos livros por ano, todos gratuitos. A revista conta com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura.

O lançamento acontece no hall da unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro às 19h, com distribuição gratuita de exemplares. A revista também estará disponível para leitura e download no site da Escola após o evento.

Em mais de 160 páginas, a publicação traz diversos artigos, entre eles “Pequena vocigrafia negra”, de Roberta Estrela D’Alva, “Mulher(es) e Dramaturgia”, de Marici Salomão, “O lugar de ação inconsciente e a busca da subjetividade”, de Ivam Cabral, e “Do palco para a tela – ou de um papel a outro”, de Aimar Labaki.

A A[L]BERTO tem apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e também da Secretaria Municipal de Cultura. Na apresentação da nova edição, Marilia Marton, secretária de estado da cultura, economia e indústria criativas, afirma:

“A revista A[L]BERTO tem como sua função primordial estimular o pensamento crítico e reverberar seus efeitos nos âmbitos artístico e social, por meio de textos criativos, redigidos com rigor formal e conceitual, de modo a enriquecer o panorama tanto de estudiosos quanto do público em geral”.

Silvana Garcia, coordenadora da Revista A[L]BERTO.

Silvana Garcia, coordenadora da Revista A[L]BERTO. | Foto: Rodrigo Reis

No editorial da revista, a coordenadora da revista Silvana Garcia destaca: “Dando sequência ao anterior, este número continua dedicado ao tema da decolonialidade. Embora já tenha um corpo teórico específico, a decolonialidade é um termo guarda-chuva, que acolhe sob sua armação um universo de abordagens. Este número é exemplo dessa diversidade”.

Já Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, pontua: “Com mais esta edição da revista, esperamos prosseguir em nossa missão de desconstruir intolerâncias e segregacionismos em prol de uma geopolítica mais democrática e plena de direitos para todas as pessoas”.

+ Leia todas as edições da revista A[L]BERTO

+ Leia as publicações do Selo Lucias

Marcio Aquiles, Elen Londero e Ivam Cabral, três dos coordenadores do Selo Lucias, responsável pela revista A[L]BERTO. | Foto: Henrique Mello/Adaap

Sobre a revista A[L]BERTO

A revista da SP Escola de Teatro, batizada de A[L]BERTO, nasceu em dezembro de 2011 e, desde então, tornou-se referência na reflexão teatral do país. Até hoje, foram lançadas nove edições, entre 2011 e 2015, oito números e mais um especial de dramaturgia. As edições 9 e 10 chegam agora em 2024, marcando o retorno desse projeto central para a SP Escola de Teatro.

A A[L]BERTO é publicada em edições temáticas, sob edição de Silvana Garcia. E, como é missão primordial da Escola difundir conhecimento e dialogar com as novas tendências, além de exemplares impressos, os interessados em ler e pensar o teatro têm acesso à revista online, de graça e sem nenhuma necessidade de cadastro.

Batizado em homenagem a Alberto Guzik (1944-2010), crítico teatral, ator, diretor, professor e escritor brasileiro, além de um dos fundadores da ADAAP e responsável por ajudar a criar o projeto da SP Escola de Teatro, o periódico nasceu com a perspectiva do confronto de ideias próprio do artista que, nas palavras do diretor executivo da Escola, Ivam Cabral, não temia o risco e possuía uma visão plural sobre a vida e a arte. A versatilidade e a abertura de Alberto Guzik inspiraram a publicação que traz, desde a opção gráfica do título, o conceito do convívio entre pontos de vista diversos.

Lançamento da Revista A[L]BERTO 10: na SP Escola de Teatro.

Lançamento da Revista A[L]BERTO 10: na SP Escola de Teatro. | Comunicação Adaap

Notícias | 20/ 05/ 2024

Helena Ignez, conselheira da Adaap, dirige o filme “A alegria é a prova dos nove”, com Ney Matogrosso

Notícias | 20/ 05/ 2024